Boletim Cremepe - N°392- www.cremepe.org.br/boletim/N392.html
Recife, 17 de maio de 2015 - Edição Nº392  
 
 

PETROLINA

Conselho fiscaliza HU, IML e SRPA

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizaram na última quarta (13/05) e quinta-feira (14/05) o Hospital Universitário, Instituto Médico Legal (IML) e Salas de Recuperação Pós Anestésico (SRPA) do município de Petrolina, a 636 km do Recife. No hospital Universitário foi a primeira vistoria após a entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o IML está totalmente precarizado, enquanto o principal problema das SRPAs é a ausência de um profissional médico exclusivo para o setor.

 

 

 

 

 

DIREITO MÉDICO: A judicialização da saúde é tema de debate

"Judicialização está enveredando pelo sistema político e exarando decisões porque estamos em um país onde os dois outros poderes [Executivo e Legislativo] estão faltando com seus compromissos constitucionais", disse a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, durante o V Congresso Brasileiro de Direito Médico, realizado em Brasília na quinta-feira (7.5) e sexta-feira (8.05). Ela foi responsável pela Conferência Magna "A judicialização da saúde - novos rumos".



COBRANÇA:
Secretária de Granito diz ter verba para investir no Hospital

Após decisão da plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco pela interdição ética do Hospital Maria Senhorinha de Souza, no município de Granito, a secretária de saúde se pronunciou. Através de ofício recebido em 07/05, Antonia Daniele Gabriel Alencar informou que já estão sendo "ajustadas algumas das inconformidades encontradas pelos técnicos da instituição". Sobre as reformas, o diretor técnico da unidade esteve presente em reunião na quinta (14/05), em Ouricuri, com o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, e esclareceu a situação da unidade.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS: Simpósio Pernambucano de Doação e Transplantes de Órgãos e tecidos

O Cremepe vai sediar em 26/05 o simpósio pernambucano de doação e transplante de órgãos, no Espinheiro. O evento é aberto para profissionais de saúde interessados na área de transplantes e as vagas são limitadas. Farão parte da programação Luiz Antonio Sardinha, da câmara técnica de transplantes do CFM, e Joel Andrade, que é coordenador da Central de Transplante de Santa Catarina. Interessados devem enviar a ficha de inscrição para CNCDO/PE.

.

.  

 
-+