Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Governo lança campanha contra exploração sexual

O governo de Pernambuco lança esta semana uma campanha para intensificar as iniciativas de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado. A idéia é formar caravanas para visitar as cidades e distribuir material informativo onde mais se registram casos de exploração.

Na terça-feira (18), sete secretários estaduais vão visitar 10 cidades da região do Araripe, incluindo Ouricuri, Trindade, Exu e Bodocó. O grupo vai realizar audiências púbicas e fazer palestras em escolas para discutir a importância da mobilização popular no combate a esse tipo de crime.

No município de Trindade, onde a campanha terá início, com a presença do governador Jarbas Vasconcelos, o grupo de teatro Roda Mundo vai apresentar a peça Menina Abusada, que trata da exploração infanto-juvenil, e divulgar o número de um disque denúncia.

Levantamento realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), indicou que meninas e meninos estavam sendo levados à prostituição por familiares. Eles faziam programas por R$ 5 nas rodovias, tendo como principais clientes os caminhoneiros. A caravana do Cremepe visitou 60 cidades, para estudar problemas de saúde da população, nos meses de abril, maio e junho deste ano.

De acordo com o presidente do Cremepe, Ricardo Paiva, o abuso e a exploração sexual, comum em 70 dos 184 municípios pernambucanos, é uma questão de saúde pública, já que, além de danos psicológicos, provoca doenças sexualmente transmissíveis e pode resultar em gravidez precoce. “Levamos o relatório ao Ministério da Saúde e à Câmara dos Deputados, mas precisamos de parceiros como juízes, Ministério Público, organizações não-governamentais”, disse Paiva.

Espetáculo de combate ao abuso e exploração
sexual de crianças e adolescentes se apresenta em Trindade

MENINA ABUSADA – De autoria do grupo de teatro Roda Mundo, o menina Abusada é um espetáculo de teatro popular que foi concebido com o intuito de ser mais um instrumento para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde agosto vem sendo apresentado em escolas públicas, no metrô, na UPE, no auditório do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP) e nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada, no sertão pernambucano.

As apresentações terão continuidade em outras cidades do interior de Pernambuco onde o índice da prática (abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes) é crescente. Entre as cidades a serem visitadas pelo grupo de teatro estão Caruaru, Petrolina e Salgueiro. Em Trindade, nesta quarta-feira (19.10) o grupo vai se apresentar durante o lançamento da Campanha de Enfrentamento, do Governo do Estado, onde estarão presentes o governador Jarbas Vasconcelos e mais sete secretários estaduais.

O GRUPO – O Roda Mundo não conta com nenhum ator profissional no elenco. São estudantes e profissionais de diversas áreas que abraçaram e estão trabalhando pela causa. Foram dois meses e meio de ensaios sob o comando dos diretores Arnaldo Siqueira (Paixão de Cristo de Nova Jerusalém) e Pedro Salustiano (Samba no Canavial).

O Menina Abusada é realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), em parceria com o Sindicato dos Médicos, IMIP e CHESF. O espetáculo também conta com o apoio da Raio Propaganda e da RS Publicidade.

Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Da Agência Brasil.