Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Seguridade discute ações de prevenção

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública na quinta-feira (13.03) para discutir ações de prevenção de doenças renais crônicas. Proposta pelos deputados Ribamar Alves (PSB-MA) e Rafael Guerra (PSDB-MG), a reunião está marcada paras as 9h30, no plenário 7.

Ribamar Alves cita alerta da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) sobre o aumento da incidência das doenças renais crônicas. “Atualmente, o Brasil gasta cerca de R$ 2 bilhões por ano com pacientes em tratamento e transplante renal. E 90% destes gastos são custeados pelo Sistema Único de Saúde, o que mostra a dimensão da gravidade do problema”, avalia. Estudos da SBN, de janeiro de 2007, estimam que 2% da população brasileira apresentem algum grau de perda de função renal.

Foram convidados para a audiência o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Jocemir Ronaldo Lugon; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diégenes Ciloni; e o coordenador da Frente Parlamentar dea Saúde no Congresso Nacional, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Agência Câmara.