Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM apresenta pesquisa inédita

O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, foi o expositor da apresentação de fechamento do I Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENCM) 2008. Ele levou ao conhecimento dos membros dos CRM’s uma pesquisa inédita que revela o Índice de Desenvolvimento e Saúde (IDS) nos diversos estados brasileiros. Os dados foram coletados durante o ano de 2007 em conjunto com o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) coordenado pelo conselheiro Genário Barbosa.

O IDS pretende servir como um índice que permite averiguar mudanças qualitativas e quantitativas nas condições de saúde das 27 capitais brasileiras. A pesquisa compreende uma pontuação geral, produto da combinação de múltiplos indicadores que foram considerados em sete dimensões: Demográficos, Socioeconômicos, Mortalidade, Morbidade e Fatores de Risco, Recursos em Saúde, Cobertura e Saneamento. Dentre as dimensões consideradas foram indicados como itens problemáticos que devem ser temas de discussões futuras a Morbidade e Fatores de Risco e os Recursos em Saúde.

Confira o resultado do Índice de Desenvolvimento e Saúde (IDS) nos estados brasileiros de acordo com as sete dimensões citadas:

AC, AL, MA, PB, PI, RO e TO 0,26 – 0,39 (Precário)
AM, AP, BA, CE, MS, MT, PA, PE, RN, RR e SE 0,40 – 0,53 (Regular)
GO, MG, PR e SC 0,54 – 0,67 (Satisfatório)
DF, ES, RJ, RS e SP 0,68 – 0,82 (Bom)

Segundo Edson Andrade, o CFM oferece uma ferramenta que cumpre anseios de diversas instituições de saúde. Existem múltiplas direções possíveis: rediscutir e aprimorar o IDS antes de publicá-lo; realizar as análises no âmbito dos municípios; definir estratégias de divulgação periódica do desenvolvimento em saúde, entre outras.

“Uma possibilidade, por exemplo, seria organizar uma planilha, disponibilizada na página do CFM, em que as pessoas (médicos, população geral, gestores de saúde) pudessem conhecer a situação da sua UF ou município”, comentou o presidente do CFM. Entre os membros que assistiram a apresentação também houve uma sugestão: que o Índice possa ser ampliado internacionalmente para que se possa obter um comparativo com outros países.

O ENMC aconteceu em Curitiba de 5 e 7 de março, no Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: CFM / CRM-PR.