Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

O tabagismo seus males, tratamentos e proibições

O tabagismo é um grave problema de saúde pública responsável por cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo 200 mil só em nosso país.

Para se ter uma idéia dos perigos que envolvem o tabagismo no cigarro encontram-se quatro mil e setecentas substâncias tóxicas, que são responsáveis por 95% dos casos de câncer de boca, 80% da incidência de câncer no pulmão, por 97% dos casos de câncer da laringe, 45% das mortes por doenças coronarianas e 25% das mortes por derrame cerebral.

Para falar sobre o assunto o Cremepe no Ar desta terça-feira (11.03) recebe o pneumologista Blancard Torres, que vai falar sobre os males do fumo, das doenças a curto, médio e longo prazo, entre outros aspectos.

Na reportagem o programa traz detalhes da Lei Federal 9294/96 que entrou em vigor no Recife e proíbe o fumo em locais públicos e estabelecimentos comerciais. A repórter Ailce Moreira conversou com a chefe da Vigilância à Saúde da Prefeitura do Recife, Adeílza Ferraz, que explica como as fiscalizações estão sendo feitas e quais as penalidades para quem descumprir a Lei. A reportagem também traz a opinião do povo na rua sobre o assunto. No Bate Papo o pneumologista Esdras Xavier fala sobre os benefícios dessa Lei para os fumantes passivos que inalavam fumaça involuntariamente e sofriam dos mesmos problemas causados aos fumantes ativos.

O Cremepe no Ar é terça-feira às 19h com reprise no sábado 11h15. Na TV Universitária, canal 11.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.