Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Mais saúde com treinos funcionais

De forma moderada ou intensa, os exercícios funcionais estão ganhando muitos adeptos. O treino é realizado por equipamentos simples, se comparado às grandes máquinas que ocupam as academias. Halteres, step, elásticos, cordas, cones, bolas, anilhas e barras são alguns exemplos desses acessórios que estão na mira dos praticantes. Entretanto, a personal  trainer Patriza Gomes explicou que o peso do corpo acaba gerando um gasto energético maior que os exercícios realizados em máquinas. “Durante os treinos conseguimos aumentar a intensidade provocando um estimulo maior e gerando uma resposta melhor à atividade. Isso explica a perda de peso ais rápida”, disse.

Para quem não gosta de rotina, esse tipo de exercício o ideal. Isso porque cada dia tem um circuito diferente, que é elaborado pelo treinador. “As pessoas buscam cada vez mais por atividades que lhes proporcionem prazer. Cada circuito, que tem em média de oito a dez tipos de exercícios e variam a cada treino. Além disso, esses exercícios trabalham os músculos do corpo inteiro e melhoram os padrões de movimento do atleta, proporcionando definição muscular, ganho de força, liberação de endorfina (hormônio da satisfação) e ajuda inclusive na socialização entre o grupo que está treinando”, ressaltou o personal trainer Kadu Lins, 26 anos.

Os exercícios são definidos por partes e devem ser realizados de 30 segundos a três minutos. “Cada treino é um exercício diferente. Todos os dias não sei como vai ser o meu treino e isso me dá mais vontade de praticar as atividades”, comentou o comerciante Luis Felipe, 25 anos. Entre as atividades estão os agachamentos, levantamento com halteres, abdominais, flexões e pulos com cordas.

A prática de exercícios funcionais é extremamente benéfica à saúde. No entanto, para quem está em busca de ganhos estéticos é importante aliar a dieta às atividades físicas. “Estava com dez quilos a mais. Comecei a treinar e fui perdendo peso gradativamente. Outra coisa interessante é que a cada treino a pessoa supera barreiras e vence desafios”, destacou Luis Felipe. As vantagens são muitas. “Há uma grande melhora cardiorrespiratória, ganho de massa muscular e, inclusive, melhora na postura, agilidade, força e flexibilidade”, afirmou Patriza Gomes.

Todas as pessoas podem praticar os exercícios. “O que restringe cada atividade é a intensidade e os tipos de exercício que vão ser feitos. Por isso, temos que analisar as particularidades de cada aluno e suas limitações”, explicou Patriza. Os exercícios funcionais têm o objetivo de melhorar movimentos específicos do indivíduo e podem servir tanto para um idoso quanto para um atleta.