Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Alérgicos terão alerta em alimentos

BRASÍLIA (Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem uma norma que determina que indústrias de alimentos e bebidas coloquem um aviso no rótulo sobre a presença de ingredientes que podem causar alergias. A nova regra prevê que as empresas informem na embalagem a presença de substâncias como trigo, crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite, amêndoas, aveia, nozes, noz pecã, pistache, castanhas, macadâmia e látex natural.

O alerta ocorrerá por meio da mensagem “Alérgicos: contém…”, que deve estar em negrito logo após a lista de ingredientes. A medida ocorre após pressão de movimentos como o Põe no Rótulo, que reúne mães de crianças alérgicas. Até então, uma lei determinava que as empresas informassem apenas a lista de ingredientes e a presença de glúten. Mas não havia um alerta específico para quem sofre com alergias.

Outra reclamação é que os ingredientes são constantemente informados com letras miúdas e nomes técnicos -caso de derivados do leite, como “caseína”, por exemplo.

Além do aviso específico para alérgicos, a nova regra prevê que as empresas informem a possibilidade de contaminação do produto por ingredientes não previstos durante a produção.