Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Reumatologia é exemplo de ação bem-sucedida

A incorporação de drogas inovadoras para o tratamento da artrite reumatoide pelo SUS foi usada como exemplo bem-sucedido de ação da Conitec durante o Fórum Estadão Saúde. Em 2012, o Ministério da Saúde aprovou que fossem incluídos na lista da rede pública oito remédios imunobiológicos indicados para a doença.

“Os pacientes tiveram um grande ganho na qualidade de vida e na manutenção das atividades cotidianas, mas ainda há gargalos, como a falta de centros de referência para realizar o tratamento da doença”, disse Claiton Brenol, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para Denizar Viana, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os programas de sucesso do SUS deveríam ser usados como base para outras decisões governamentais. “No caso da artrite, o governo incorporou de forma muito elogiosa as drogas, mas não fez o mesmo com os imunobiológicos indicados para psoríase. Há programas do SUS que funcionam, como o de hepatites virais, aids, vacinação, mas não podemos priorizar apenas determinadas doenças e deixar as outras descobertas”, sustentou.