Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Prefeitura do Recife abre nova Upinha na Zona Sul

Unidade atenderá população de 10,8 mil pessoas nos bairros da Cohab e do Ibura. Município investiu R$ 1,1 milhão na obra

Moradores dos bairros da Cohab e do Ibura, na Zona Sul do Recife, foram beneficiados, na noite de ontem, com a inauguração da Upinha Dia UR4/UR5. A unidade estava desativada desde 2010 e a comunidade vinha sendo atendida em uma casa alugada, sem as acomodações necessárias. O prédio antigo foi demolido e, através de uma obra de R$ 1,1 milhão, a nova unidade foi construída do zero pela prefeitura.

A inauguração contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e do ex-governador Joaquim Francisco, bisneto do desembargador Manoel Freitas, que dá nome à unidade.
A expectativa é de que a unidade atenda 10,8 mil pessoas que moram na região. A Upinha contará com três equipes de saúde da família que atuarão das 7h às 19h. Cada uma será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, técnico de saúde bucal, seis agentes comunitários de saúde e três agentes de saúde ambiental.

“Não tem nem como comparar o antigo prédio com o novo. O Ibura está de parabéns”, afirmou a aposentada Maria Gomes de Siqueira, 81.

Além da sala de vacinação e dos consultórios médicos, que eram disponibilizados no antigo prédio, a nova unidade terá salas para acolhimento, nebulização, curativos e pequenos procedimentos, além espaço de apoio para a equipe. A Upinha ainda disponibilizará serviços de farmácia, coleta laboratorial, exames preventivos, marcações para especialidades, pré-natal e puericultura, além de trabalhos de grupos e ações educativas.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Jailson Correia, falou sobre o padrão estabelecido para as unidades. “Construímos (a USF Upinha) com a proposta de um padrão que não vai mais poder retroceder”, afirmou o gestor. Já o presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes, lembrou a importância de unidades de saúde em bairro populosos. “É muito triste ver pessoas morrendo por falta de atendimento. O instrumento de saúde é aquele que luta pela vida” declarou.

O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância da construção como modelo para as futuras unidades de saúde. “Esta Upinha não deixa nada a desejar em comparação às unidades privadas. É assim que deve ser sempre, de agora em diante. O Recife deixou a época em que as coisas eram apenas remendadas” enfatizou Geraldo.

Saiba mais

32
pessoas poderão ser atendidas por médico a cada dia

3
equipes de Saúde
da Família atuarão, com:

– Clínico-geral
– Enfermeiro
– Técnico de enfermagem
– Odontólogo
– Técnico de saúde bucal
– Agentes de saúde

Instalações
6 consultório
– Vacinação
– Sala para acolhimento
– Nebulização
– Curativos
– Pequenos procedimentos

Serviços
– Farmácia
– Coleta laboratorial
– Atendimentos clínicos
– Exames preventivos
– Pré-natal
– Puericultura