Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe dá prazo de 48 horas para reposição de medicamentos no Huoc

HuocApós receber denúncias do setor de farmácia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) de que os estoques de antineoplásticos encontram-se “zerados”, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) solicitou um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) num prazo de 48 horas, a partir desta segunda-feira (06.07). Os antineoplásticos são usados no tratamento de pacientes da oncologia e hematologia do Huoc.

No documento enviado ao Cremepe, são listados os medicamentos que estão em falta, como: carboplatina, ciclofosfamida, daunorribucina, etoposídeo entre outros. Na lista, constam 44 tipos de remédios que, segundo o documento, não estão nas prateleriras da farmácia desde os meses de abril e maio. A alegação dada para o desabastecimento da farmácia é a suposta “indisponibilidade de orçamento”.

Considerando a gravidade da situação com a interrupção dos referidos tratamentos, o Cremepe solicitada medidas emergenciais e informa que cobrará à Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) providências o mais breve possível.

Desdobramento

 Nesta quinta-feira (09/07) o superintendente médico, Luiz Eduardo Miranda, foi ao Cremepe entregar alguns documentos que comprovam a falta de recursos do estado. Ele entregou uma carta de resposta à provocação do Conselho, onde dizia que alguns medicamentos já foram licitados e o outro era a planilha de empenho do Huoc. Ele informou que a unidade gasta cerca de 1 milhão de reais com medicamentos, mas só conseguiu para este mês R$ 150 mil. “Esta tudo licitado, homologado, só não temos dinheiro para garantir o empenho”, informou Miranda.