Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Palavra do Presidente do CFM analisa desafios da medicina na América Latina

Carlos Vital, Presidente do Conselho Federal de Medicina

Carlos Vital, Presidente do Conselho Federal de Medicina

As semelhanças culturais e os dilemas comuns aos povos da América Latina com repercussões na assistência à saúde são o tema da Palavra do Presidente da edição nº 245 do Jornal Medicina. O artigo faz uma análise sobre as características históricas da população dos países da região e também “o pouco comprometimento do Estado com o custeio e o investimento na atenção à Saúde, como ocorre no Brasil”, aponta o texto escrito pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

De acordo com o presidente, os países latino-americanos têm como características comuns a má gestão e a corrupção, além da incapacidade de controle e avaliação, “incompetência que permeia as gestões governamentais ”. Segundo ele, a conduta adotada pelos governos é o fator responsável pela “falta de insumos, medicamentos, equipamentos e infraestrutura física em postos e hospitais da rede pública”.

A íntegra da Palavra do Presidente Os desafios da medicina na América Latina está publicada na edição de junho do Jornal Medicina e pode ser acessada aqui.