Teve início na tarde de quinta-feira (13/08) o IV Encontro Interestadual de Atualização Médica do Vale do São Francisco, em Petrolina. O pré-evento contou com a presença dos representantes das entidades médicas de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Piauí. A abertura foi realizada pelo presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, que explicou a importância de trazer temas relevantes à categoria para discussão. “O objetivo do encontro é integrar os CRMs e CFM com os médicos da região trazendo para discussão dilemas morais e éticos nas tomadas decisões, além de temas específicos. O encontro é importante não só pela educação continuada, mas para integrar os municípios da região”, disse Rodrigues.
A primeira mesa foi coordenada por José Abelardo, presidente do Conselho da Bahia e contou com a explanação de Júlio Braga sobre hipertensão arterial, Luiz Bezerra Neto (CRM-PI) sobre disilipidemias ou colesterois e a endocrinologista, Denise Lima explicou as diretrizes de Diabetes Melittius. Para a ela que mora em Petrolina está é uma ótima oportunidade para atualização da profissão. “Como muitos profissionais não podem ficar viajando quando acontece um encontro na nossa cidade é o momento de se atualizar”, defendeu Lima.
No segundo momento houve a conferência sobre as diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar na cardiologia, no trauma e em pediatria. Os profissionais elencaram as diretrizes utilizadas na ressuscitação de pacientes nas três áreas. O conselheiro de Pernambuco, Miguel Arcanjo, abordou os procedimentos iniciais do politraumatizado com exemplos que ocorrem na maior emergência do estado, Hospital da Restauração, e importância de realizar o transporte seguro do paciente conforme a resolução CFM nº1672/2003.
O evento, voltado para os médicos que atuam na região segue até sábado (15/08), no Hotel Quality, em Petrolina. A abertura oficial conta com a presença do presidente e vice-presidente do CFM, Carlos Vital e Mauro Ribeiro, respectivamente, às 20h30 no salão de eventos do hotel.