Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Coluna Mais saúde

Faltam dentistas no IML

Em tempo de crise generalizada no Estado – ontem a Secretaria Estadual de Saúde dispensou motoristas e pode perder mais terceirizados nos hospitais a partir de hoje -, a sociedade não deve fugir do foco principal que é discutir o funcionamento do que já existe. Por outro lado não se pode fechar os olhos a deficiências eternas que afetam o SUS, mesmo não estando ligadas diretamente a ele. Por exemplo: você já ouviu falar de perito odontologista legal? Trata-se de um dentista necessário aos Institutos de Medicina Legal para identificar cadáveres, esclarecer com precisão lesões de face e boca em vítimas de violência, vivos e mortos. Embora Pernambuco tenha assistido nos últimos 20 anos a um aumento da violência urbana, esse cargo inexiste na Segurança Pública do Estado. Quem denuncia a situação é o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE). Conhecer o impacto das agressões e esclarecer mortes são fundamentais não só ao Sistema de Justiça. O SUS, que cuida da prevenção e do tratamento, também se beneficia.

Quem explica

JC – Quantos cargos de odontologista legal precisam ser criados?

* ROGÉRIO ZIMMERMANN – Seriam necessários ao menos 24, oito plantonistas em cada um dos três serviços de medicina legal do Estado. A luta da entidade tem 20 anos. A maioria dos Estados brasileiros já incluiu esses profissionais em オンライン カジノ seus quadros.

* Presidente do CRO-PE

Eu reclamo!

Sou cardiopata e tento, desde maio, marcar, pela Prefeitura de Paulista, ecocardiograma. Procurei o posto do município porque não consegui reabrir prontuário no Hospital Agamenon Magalhães (HAM, do Estado)”, denuncia José Marne Bandeira de Melo, 64 anos

Resposta

A Secretaria de Saúde do Paulista está devolvendo o paciente ao HAM. Não dispõe do serviço na sua rede.

Limpeza por mais 90 dias no HBL

É o que o Conselho Gestor do Hospital Barão de Lucena alega ter conquistado após acionar o Ministério Público. Terceirizados seriam dispensados hoje, mas o Estado garantiu mantê-los.

Prejuízo no tratamento da aids

Para driblar crise na logística, Secretaria Estadual de Saúde montou alternativa de distribuição do coquetel. Sociedade de Infectologia cobra solução definitiva.

Compartilhe

Saneamento

Quarta-feira 26 será realizada a I Conferência Livre da Fundação Nacional de Saúde. Representantes da Funasa e de comunidades de todo o País vão discutir saneamento, saúde e controle social. Será no Park Hotel, Boa Viagem.

NeuroNutri 2015

A UFPE e a Universidade Federal do Cariri abriram inscrições para o I Simpósio Nordestino em Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento Humano, previsto para novembro. Informe-se pelo email: contato@neuronutri.org.

Psicossocial

A experiência de Barbacena (MG) na reforma psiquiátrica será debatida por equipes do Estado, no Seminário Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial. É hoje, às 8h, na Secretaria Estadual de Saúde.

Odonto

Acontece de 2 a 4 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a 2ª Jornada Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal. As inscrições ainda estão abertas: www.jornadapelegal.com.br.