Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Tamarineira pode parar por melhorias

Uma plenária amanhã votará se o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) sofrerá um processo de “interdição ética”. Os médicos decidirão sobre a abertura do processo diante das condições sanitárias, de infraestrutura, a defasagem de profissionais, a falta de insumos e a superlotação que a única emergência psiquiátrica do Estado passa.

Se a decisão for favorável, o Governo terá 30 dias para adotar melhorias no hospital, caso contrário os médicos prometem paralisar a unidade. “É a forma que temos de pressionar a gestão para que tome medidas emergenciais para a unidade”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Silvio Rodrigues.

Ele mediou ontem, na sede do conselho, uma audiência com o corpo clínico do HUP, Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a Secretária Estadual de Saúde (SES). O vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, comentou que a situação do HUP expõe os dramas vividos pela saúde mental no Estado e traz a tona problemas que não podem esperar.

“Há uma importância crucial do Ulysses Pernambucano. É preciso mudanças para um atendimento digno”, destacou. Calheiros elencou que em uma vistoria realizada na unidade no último dia 14 foram encontrados uma série de problemas. Entre as desconformidade havia salas alagadas, fiação exposta, mofo, apodrecimento de vigas de madeira e mato pelo pátio.

O banheiros coletivos não tinham condições sanitárias fezes espalhadas em área comuns do hospital e vário gatos rondando a área interna e externa do HUP. No quesito recurso humanos, muita vezes as escalas profissionais estão incompletas.

A SES vai aguardar a deci são da assembleia para s pronunciar. Em nota, a direção do Ulysses Pernambucano reconhece a grande demanda da emergência da unidade e informa que j vem trabalhando com outra unidades da rede de saúde mental, no sentido de encaminhar os casos de menor complexidade. Informa aind que vem trabalhando para manter a unidade com estoques abastecidos de insumo e já está realizando ações d reparos na estrutura física.