Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Hospital Português celebra 160 anos de atividades

O Real Hospital Português (RHP) comemora amanhã 160 anos de atividades. Para celebrar o aniversário, o hospital apresentará o projeto do Centro Cirúrgico Egas Moniz, que será um dos mais modernos da América Latina, e teve um investimento de cerca de R$ 20 milhões. A previsão é que o empreendimento esteja em funcionamento até dezembro. A ala ganhou sete salas de cirurgia, sendo cinco salas inteligentes, que integramáudio, vídeo, equipamentos médicos e sistema de comunicação, e outras duas construídas dentro do conceito de salas híbridas.

Esse é um dos conceitos mais modernos do mundo e, além dos componentes integrados, possuem equipamentos sistema de radiologia que transmite imagens em 3D, com mobilidade de 360 graus em torno do paciente e utilização sincrônica com a mesa cirúrgica e sistema de transmissão de imagens. A diretora de Comunicação do hospital, Laura Areias, esteve ontem em visita ao diretor executivo da Folha Pernambuco, Paulo Pugliesi, para antecipar a novidade. “Essas salas híbridas têm tudo dentro. Se o médico tem uma dúvida e precisa fazer uma ultrassonografia, ou outra aparelhagem, ele terá à disposição”, disse Laura, sobre o conceito de integralidade.

O evento pela passagem dos 160 anos também terá homenagens e festa nesta quarta-feira. A programação inicia com uma missa de ação de graças às 19h, na capela do Hospital Português. A cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, do Fernando Saburido, e concelebrada pelo padre José Roberto e pelo Frei Paulo Sérgio. Após a visita ao Centro Cirúrgico Egas Moniz, os convidados participam de sessão solene no Salão Nobre do RHP, ocasião em que estarão presentes diversas autoridade com o ministro da Saúde Arthur Chioro, e representantes da saúde estadual e municipal. O evento será encerrado com o tradicional parabéns e corte do bolo em coquetel na Biblioteca do RHP.