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É hora de começar a se exercitar

Com o devido acompanhamento profissional e força de vontade, atividade física traz benefícios certos em qualquer faixa de idade

O grande objetivo das pessoas, mais do que nunca, é ter uma vida saudável, cuidar do corpo e da mente. Mas o que é preciso para alcançar as metas com qualidade de vida? Além do acompanhamento profissional adequado, é necessário vontade. E os benefícios são vistos em todas as idades, principalmente acima dos 60 anos.

Para o professor e doutorando em educação física na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Thiago Aguiar, um estilo de vida saudável vai muito além da ausência de doenças. É a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis, inclusive para o controle e prevenção. “É indicado o controle do sal, do açúcar, da gordura e a prática de exercícios ao ar livre ou em ambientes fechados, como caminhada – pelo menos três vezes por semana -, corrida e musculação”, explica.

A nutricionista e consultora da GreenMix, Alessandra Luglio, entende que, para ser uma pessoa saudável, basicamente é preciso fazer boas escolhas alimentares, com moderação e qualidade. “Só que paralelamente a isso, a gente precisa ter um emocional adequado, cuidar da questão do estresse, e saber desvincular-se de grandes problemas”, pontua.

“As pessoas estão cada vez mais entendendo a importância de se exercitar e eu, como consultora, falo da importância de aliar o esporte à boa alimentação para que a gente consiga, de verdade, ter segurança e principalmente atingir os objetivos através do esporte, que pode 0 melhorar a qualidade de vida, o emagrecimento, o ganho de massa magra e a performance”, diz Alessandra.

Para começar
O primeiro passo para quem quer começar a se exercitar é procurar um profissional de educação física, para indicar o treinamento adequado para as suas necessidades e objetivos. E falando em objetivos, este é um dos principais passos para quem quer sair do sedentarismo.

Criar metas alcançáveis ajuda como estímulo diário para não cair em tentação e deixar de cumprir o treino que ficou estabelecido. Para ajudar, escolha um exercício que lhe dê prazer. E lembre-se que a alimentação saudável é parte muito importante no processo, assim como a realização de uma consulta médica para conhecer as suas limitações.