Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Pagando a conta dupla

A sombra sinistra que persegue o SUS, causada pelo adiamento histórico da solução financeira – reforçada pela briga política em torno do poder, interesses incompatíveis com uma saúde pública, má gestão em diferentes níveis e crise econômica -, atinge um grupo especial. São aqueles que adoecem pela omissão dos governos com saneamento, por exemplo, e complicam com as incertezas do sistema de saúde. A lista dos que estão sem remédio em Pernambuco foi engrossada recentemente com os doentes de esquistossomose que têm hipertensão pulmonar como sequela. A Secretaria Estadual de Saúde alega que finalizou a compra das drogas bosentana e sildenafila. Promete abastecer todas as unidades até o início da próxima semana. Os pacientes já viram esse filme antes e, diante dos cortes de orçamento federal e estadual, a sessão pode mesmo se repetir. Os tempos são sombrios, mas podem ressuscitar uma militância social mais ativa em defesa da saúde pública. Será?

Opinião

JC – Qual o prejuízo para o doente de hipertensão pulmonar?

* ADRIANO MENDES – A doença volta a se apresentar, com falta de ar, cansaço, inchaço. É um risco muito grande a suspensão abrupta do tratamento. A falta acontece pela quarta vez este ano. Sabemos da crise financeira que atravessa a Secretaria Estadual de Saúde, mas os serviços de referência deveriam ser chamados para ajudar a SES a definir um plano mais longo.

* Cardiologista do Procape

Eu reclamo!

O caos tomou conta do serviço de apoio aos doentes ostomizados (que passaram por colostomia), no Hospital Barão de Lucena. Meu marido precisou voltar por três vezes ao local para conseguir receber a bolsa, mas de um modelo diferente da que usa. Além do sofrimento psicológico que já carregam, os pacientes ainda enfrentam esse estresse”, Lídia Leite

Resposta

A direção do HBL informa que vem trabalhando para regularizar a entrega do material.

Com a queda de Chioro …

… ficam ameaçados Mais Médicos e outras ações do Ministério da Saúde que desagradaram forças conservadoras, dizem fontes de Brasília.

Dez minutos ao sol por dia

É a medida certa para evitar osteoporose na idade madura, recomenda a Associação Brasileira de Avaliação Óssea.

Compartilhe

Mama 1

No outubro rosa, amanhã, tem lançamento do livro O Rosa do laço, contando a experiência de um casal diante do câncer. Será às 18h, na Saraiva do Shopping Center Recife. A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, leva o mamógrafo, hoje, ao Lessa de Andrade, na Madalena.

Mama 2

A advogada Antonieta Barbosa, que lutou contra um tumor de mama e é autora do livro Câncer, direito e cidadania, está fechando o escritório, mas permanece orientando o público pelo site www.antonietabarbosa.adv.br.

Saúde bucal

Na quinta e sexta próximas o Instituto Tavares Vieira, no Recife, vai promover ação educativa, de saúde bucal, antecipando-se ao Dia das Crianças. Garotos de 6 a 12 anos estão convocados para aprender a escovar os dentes. Inscrições: (81) 3268-1568.

PPP no SUS

Parceria público-privada e a economia da saúde são temas de debate que acontecerá segunda, na Fiocruz de Pernambuco. O evento vai durar o dia inteiro, a partir das 9h, com pesquisadores do País. Informe-se: www.cpqam.fiocruz.br.