Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Criança vai passar por cirurgia devido à infestação de tapurus

De tanto coçar a cabeça por causa de piolhos menina ficou ferida e não recebeu os devidos cuidados

Uma menina de 4 anos de idade vai passar por um procedimento cirúrgico, nesta terça, no Hospital Maria Lucinda, devido a uma infestação provocada por larvas de moscas – popularmente conhecidas como tapurus. A doença, cientificamente denominada miíase, surgiu após a criança ferir a cabeça coçando-a por causa de piolhos, sem ter recebido os devidos cuidados da mãe. O caso foi denunciado pelo Conselho Tutelar de Olinda,nesta segunda, ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e a mulher irá responder por maus-tratos.

A irmã da garota, de 6 anos, também foi levada ao Hospital da Restauração (HR) por estar infestada de piolhos. Tratada, foi encaminhada a um abrigo, onde aguardará uma decisão judicial sobre o caso. A mais nova também irá para o abrigo depois que receber alta.

“Vizinhos retiraram a menor da casa da avó, em Rio Doce, no sábado, porque ela chorava demais e me mandaram um vídeo. Eu a peguei e levei para o Tricentenário, depois para o HR, de onde ela foi transferida para o Maria Lucinda”, explica o conselheiro Eurico Guedes. “A lesão estava muito grave, os tapurus saíam de dentro da ferida e ela não parava de chorar”.

A mãe alegou que trabalha à noite, num bar, e deixava as meninas com a vizinha, mas a menor tem muito apego a avó, de 67 anos, que está debilitada e sem condições de cuidar da criança, que sequer tem registro de nascimento. A assessoria do Maria Lucinda informou que a menina entrou em jejum ontem para ser anestesiada e passar pelo procedimento cirúrgico. Posteriormente, será feita uma avaliação geral de seu estado.