Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Mutirão contra o câncer de pele

O Dia Nacional de Combate o Câncer de Pele, mais conhecido como Dia C, será comemorado hoje. Para celebrar a data, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma programação especial será realizada em alguns hospitais do Recife. Um mutirão de conscientização da doença, que é o tipo câncer mais prevalente no Brasil, será promovido das 9h às 15h pelos postos de atendimento no Imip e nos hospitais as Clínicas, Santo Amaro, Oswaldo Cruz e Otávio de Freitas.

Na ação, profissionais da área de Dermatologia dos hospitais, entre médicos, professores e residentes prestarão vários atendimentos ao público, como consultas médicas, exames de pele, orientações sobre cuidados com a exposição solar, além da distribuição de materiais educativos sobre a identificação precoce do câncer de pele. O intuito do evento é conscientizar a população sobre as causas da doença, alertar para a redução do seu agravante, a fim de estimular na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele.

Márcia Oliveira, a campanha estará aberta à população em geral, em especial às pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele. Os pacientes serão submetidos ao exame de pele e os casos diagnosticados serão devidamente encaminhados para o tratamento específico.

A DOENÇA

De acordo com Márcia Oliveira, dermatologista do Hospital das Clínicas, o câncer da pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil e é causado pelo crescimento acelerado e descontrolado das células, podendo aparecer em diferentes tipos, a depender da célula que foi afetada na pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol. Fazem parte do grupo de risco pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer de pele na família ou quadro anterior da doença, assim como aquelas que se expõem ao sol (por lazer ou profissionalmente). Dos cerca de mil pacientes atendidos por mês no ambulatório de Dermatologia do HC, 40 estão dentro dos novos diagnósticos de câncer de pele. O exame regular do órgão ajuda no diagnóstico precoce.