Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Homem é isolado por suspeita de ebola

SAÚDE O paciente, de 46 anos e vindo da Guiné, na África, procurou uma UPA da Pampulha, em Belo Horizonte. Ele foi transferido para o Rio e passará por exames

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde iniciou ontem a investigação de um caso suspeito de ebola em Belo Horizonte, Minas Gerais. O paciente, de 46 anos e vindo da Guiné, na África, procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha na noite de terça-feira com febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Ele chegou ao Brasil em 6 de novembro. Depois de isolado, o paciente foi transferido para o Rio, onde devia passar por exames para identificar a presença do vírus da doença. O nome dele não foi revelado.

O resultado do exame deve ser divulgado 24 horas depois da coleta. Um outro exame deve ser feito posteriormente, para contraprova. “No prazo de 48 horas após a coleta do primeiro exame teremos todos os resultados”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Antonio Carlos Nardi.

O exame seria feito no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, referência para casos de ebola. O transporte do paciente foi feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Logo depois da constatação do caso suspeito, a UPA da Pampulha ficou fechada até as 17h de ontem, e foi depois liberada pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Belo Horizonte informou ter tomado todos os procedimentos recomendados antes da reabertura da unidade para a população.

Disse ainda que os funcionários das UPAs da cidade receberam, no ano passado, época de pico na doença no continente africano, treinamento para enfrentar o ebola. A UPA da Pampulha, localizada no bairro Santa Terezinha, região norte da capital mineira, atende cerca de 300 pessoas por dia.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os pacientes e profissionais de saúde que tiveram contato com o caso suspeito foram orientados e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O município afirma ainda que os médicos fizeram coleta de material para teste rápido de malária no paciente. Porém, não informaram o resultado. Às 12h30, o paciente foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, também em Belo Horizonte, antes da transferência para o Rio.

O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Embora o número de casos de ebola tenha diminuído nos países mais afetados pela epidemia, o Ministério da Saúde justifica a classificação do paciente como quadro suspeito da doença como forma de cautela, já que ainda há registros de casos de ebola na Guiné. Já outros países, como Libéria e Serra Leoa, foram declarados recentemente livres da epidemia.