Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza IV Simpósio Regional de Ética Médica

logoA Escola Superior de Ética Médica (ESEM) realizará nos dias 27 e 28 de novembro o IV Simpósio Regional de Ética Médica, em Ouricuri. O evento ocorrerá na IX Geres para todos os médicos da região e abordará temas relacionados à atuação médica em situações adversas e o papel do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) junto aos profissionais e sociedade. As inscrições e informações poderão ser realizadas através do telefone 2123-5777 ou do email: escoladeetica@cremepe.org.br.

“O simpósio tem o objetivo de discutir temas de ética e bioética, visando a atualização e diálogo com conselheiros, na discussão de ações e busca de uma assistência digna, frente as dificuldades do médico que atua no interior do Estado, sempre na luta diária pela vida, além da falta de investimentos dos gestores e a ausência de uma carreira de Estado, para garantir de forma permanente e com planejamento as ações na saúde pública”, explicou a presidente da Esem, Helena Carneiro Leão, que também ministrará a palestra sobre a autonomia e objeções de consciência.

A primeira mini conferência será sobre “Ética frente as novas tecnologias”, ministrada pelo presidente do Conselho, Sílvio Rodrigues, que trará casos referentes ao uso da tecnologia, mídias digitais na atuação médica. Inclusive com resoluções desenvolvidas pelo Conselho Federal de Medicina.

 Já no segundo dia a mesa redonda contará com a apresentação do advogado do Cremepe, Joaquim Guerra, sobre responsabilidade ética, civil e penal do médico, na sequência o conselheiro Francisco Atanásio falará sobre os documentos médicos: atestado de óbito, prontuário médico, notificação compulsória e atestado médico. Além de tirar dúvidas sobre laudos periciais. Após as explanações, o grupo debaterá os casos apresentados.