Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe entrega medalha de honra Fernando Figueira

medalha - destaque

Foto: Giovanni Chamberlain

Exemplo de honra e lição de vida. Três médicos de Pernambuco foram homenageados na noite de quinta-feira (19/11) pela trajetória solidificada na ética e dignidade humana no Estado de Pernambuco. A medalha de honra à ética e à dignidade médica professor Fernando Figueira instituída pelo Cremepe foi entregue este ano ao urologista Evandro Falcão, ao cirurgião oncológico José Moraes e ao pediatra João Guilherme Bezerra.  A solenidade de outorga ocorreu na sede do Conselho, no Espinheiro, e contou com a presença de representações do governo do estado, IMIP e entidades médicas.

Desde de 2004 o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) faz a entrega da comenda à profissionais médicos de destaque na trajetória ética e dignidade humana. Para o presidente do Conselho, Sílvio Rodrigues, a medalha deste ano foi especial porque fez referência a três especialidades distintas: urologia, pediatria e oncologia, além de reconhecer três referências de unidades públicas de Pernambuco. “Dr. Evandro no Hospital Getúlio Vargas, Dr. João Guilherme na pediatria e ensino do IMIP e Dr. Moraes referência no CEON”, disse Rodrigues.

Ao vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, foi concedido o desafio de fazer a saudação aos agraciados. “A postura irretocável dos senhores é a confirmação de que não perdemos o sonho e romantismo que nos levaram a prática da medicina. Continuam honrando o juramento de Hipócrates, imprimindo a relação médico paciente valores sagrados e consagrados, como humanismo, o amor ao próximo e a dedicação”, iniciou Dubeux.

agraciados

Foto: Giovanni Chamberlain

João Guilherme Bezerra

Pediatra. Formou-se em 1977 com mestrado e doutorado em pediatria teve como orientador o professor Fernando Figueira. Atualmente é diretor de ensino do IMIP e coordena o programa de pós-graduação da mesma instituição. Ele recebeu a medalha por ser uma referência em pesquisas e no ensino da especialidade. Conselheiro do Cremepe é reconhecido por posicionamentos éticos e de respeito ao paciente. Para João Guilherme a mensagem a todos os jovens médicos que deixaria as futuras gerações é que “Medicina é a arte de fazer bem ao próximo”.

José Moraes

Um dos 213 formandos da Universidade Federal de Pernambuco na turma de 1972, o médico também conhecido como “Zito” foi apresentado através das palavras do colega de turma Antônio Lopes. Fez residência médica em cirurgia oncológica em São Paulo e quando voltou ao Recife foi nomeado para atuar no CEON (Clínica Especializada em Oncologia), lugar que está a até os dias de hoje. “Fez deste local de trabalho a sua casa, onde está prestes a se aposentar por forma da expulsória, mas é bem provável que ele continue por lá”, diziam as palavras do amigo.

O agraciado que já tem 43 anos de formado defendeu em seu discurso que não é apenas a quimioterapia ou radioterapia que resolvem o câncer, mas uma palavra de conforto para levantar a moral, a auto estima a esperança e coragem de lutar pela vida. Para finalizar, com uma brincadeira espontânea e criativa, sugeriu  uma emenda ao juramento de Hipócrates com os seguintes versos:

O médico do SUS juro ao meu paciente com paciência escutar

Olhá-lo nos olhos de frente e não falando no celular

Se como sempre cheguei descabelado e atrasado mil desculpas pedirei pelo transtorno causado

Já dei valor a conversa, aos sintomas e ao exame, a um bate papo sem pressa descontraído, sem vexame

Lembrarei que o dinheiro do SUS faltará amanhã então um simples hemograma primeiro e por ultimo um pet scan

Serei solidário na dor de uma doença incurável e quando a esperança se for, crer no milagre mesmo improvável

Evandro Falcão

Uma referência na urologia do Estado. Graduado em medicina no ano de 1977 e foi residente da especialidade no Hospital Getúlio Vargas onde atua como preceptor. “Hábil cirurgião faz de cada cirurgia um exercício continuo de aprendizado e prazer. Respeitado pelos colegas pela postura coerente e honesta, é destes indivíduos abençoados pelas mãos divinas”, indicava a descrição do profissional.

Também participaram da solenidade representando o Conselho Federal de Medicina (CFM), Adriana Scavuzzi, a presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Helena Carneiro Leão, representando o Sindicato dos Médicos, Fernando Cabral, o presidente do IMIP, Gilliat Falbo, representando o governo do estado, Dr. Anchieta Patriota e Jane Lemos representando a Associação Médica Brasileira. Também estavam presentes na solenidade o presidente da Sociedade brasileira de Urologia, Gustavo Wanderley e a superintendente do IMIP, Teresa Campos.