Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Combate ao câncer infantil

Além do Novembro Azul, caracterizado pelas atividades que visam dar esclarecimentos aos homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata, o dia de hoje, também é marcado pelo o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A data foi instituída em 2008 para estimular ações educativas e preventivas associadas à doença. Segundo os números do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico precoce. A cada ano, são mais de nove mil novos casos de câncer infanto juvenil, configurando a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

O câncer infantil é configurado por um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença entre as crianças e adolescentes estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Enquanto nos adultos a doença afeta, em geral, as células do epitélio, que recobrem os diferentes órgãos (é o caso do câncer de mama e o de pulmão), nas crianças são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Além disso, enquanto em adultos a doença se relaciona com fatores externos, como, por exemplo, o fumo, nas crianças não existe essa evidência.

Entre os sinais de alerta para o problema estão febre persistente de origem indeterminada, dor de cabeça pela manhã, dor óssea, dor abdominal, suor noturno excessivo, reflexo esbranquiçado nos olhos (olho de gato), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), palidez acentuada, aumento do tamanho do abdômen e perda significativa de peso em um curto período de tempo, entre outros.

CORRIDA

Para simbolizar a data, no próximo sábado, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) promove, a 3ª Corrida Contra o Câncer InfantoJuvenil. A prova terá partida e chegada na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A concentração será às 16h.