Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Hospital faz exames grátis de coração

Na próxima sexta-feira, a partir das 8h, o Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, do Real Hospital Português, no Recife, vai atender crianças com microcefalia para exames gratuitos do coração. A ação faz parte do Dezembro Lilás, campanha para o diagnóstico precoce de cardiopatia nos pequenos.

A ação é uma iniciativa do Círculo do Coração, grupo de médicos que atua no diagnóstico e tratamento de crianças de baixa renda, e do hospital. Dessa vez, segundo a unidade de saúde, diante do emergente surto de microcefalia, a equipe resolveu dar prioridade às vítimas da malformação, que correm risco também de apresentar lesões no coração.

Serão realizadas avaliações cardiológicas, inclusive com oferta de ecocardiograma. Para ter acesso, não é necessário fazer cadastramento prévio. Basta levar as crianças ao serviço na sexta-feira.

Ampliar a oferta de exames laboratoriais para crianças com microcefalia e gestantes com suspeita de zika vírus é um dos principais desafios do momento, desde que a anomalia passou a ser registrada com maior frequência, relacionada à nova infecção. Bebês com suspeita do problema (nascidos com circunferência da cabeça igual ou menor que 32 centímetros) estão passando por exames de sangue e tomografias. Mesmo assim, os serviços do SUS trabalham com quotas limitadas, problema que atinge também a oferta de testes para diagnóstico do zika vírus, a única forma de confirmar a doença.

Hoje, o Ministério da Saúde lança o novo protocolo de microcefalia para profissionais de saúde do País. Também deve liberar, a partir das 11h (horário de Brasília), em entrevista coletiva, o quarto boletim epidemiológico, com números atualizados da malformação. O evento será transmitido ao vivo pela TV NBR, Web Rádio Saúde (webradio.saude.gov.br/radio) e pelo Twitter (@minsaude).