Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Na UPE, medicina é o mais concorrido

SISU A graduação, oferecida pelo câmpus de Serra Talhada, tem 89,63 candidatos para cada uma das oito vagas. Já entre os cotistas, são 551 inscritos para apenas duas vagas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições terminaram anteontem, teve um total de 2.712.937 inscritos, segundo o Ministério da Educação. Na Universidade de Pernambuco (UPE), uma das seis instituições do Estado que integram o sistema, foram 58.615 inscritos para 1.730 vagas. Medicina, ofertada na cidade de Serra Talhada, no Sertão, é o curso mais disputado da UPE, tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. A lista dos aprovados em todas as 131 universidades e institutos sai segunda-feira. As universidades federais no Estado, no entanto, não divulgaram a concorrência.

São 89,63 candidatos que concorrem a cada uma das oito vagas no curso médico de Serra Talhada. Entre os cotistas a disputa é bem mais acirrada. Para as duas únicas vagas, houve 551 inscritos (275,50 por vaga). É a primeira vez que a UPE participa do Sisu. “No vestibular tínhamos uma média de 40 mil a 50 mil candidatos. Já esperávamos que no Sisu esse número aumentasse porque as vagas estão abertas para todo o Brasil”, destaca o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

Os segundo e terceiro lugares mais concorridos, na ampla concorrência, também são de graduações do interior: odontologia, em Arcoverde, com 81,63 inscritos por vaga, e medicina, em Garanhuns, com 67,94, respectivamente. Na quarta e quinta posição estão direito, no Recife, com 67,25, e administração, turno noturno, em Caruaru, com 60,25.

Em número de inscritos, o curso de educação física liderou, com 2.644 candidatos, seguido de medicina, na capital, com 2.455 concorrentes, e administração (noturno), também no Recife, com 2.086 estudantes.

Ernani Martins lembra que o calendário de matrículas para os aprovados pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é diferente do Sisu. “Quem passou no SSA deve se matricular na próxima semana, nos dias 19, 20 e 21. Os classificados pelo Sisu farão matrícula nos dias 22, 25 e 26”, diz o presidente da comissão da UPE.

Caso o estudante conquiste vagas nos dois processos seletivos, terá que optar por um deles. “A diferença é que no seriado o candidato já sabe se passou na primeira ou na segunda entrada. Pelo Sisu, não há como saber antes da matrícula. Somente no dia 25 de fevereiro vamos informar a classificação por entrada”, esclarece Ernani.