Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Festa de debutante no Huoc para garota internada há quase um ano

A enfermaria 8 do pavilhão Ovídio Montenegro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, transformou-se em salão de festas na manhã desta segunda-feira (01/02), com bolo, bolas e até valsa. A debutante mora desde março de 2015 naquele andar do prédio e completou ontem 15 anos. A adolescente de Macapá (Amapá), Maria Karoline de Brito, tem uma doença rara no fígado, esclerose hepatoportal, que já compromete o funcionamento dos pulmões. Recebe oxigênio permanentemente e não pode fazer atividades comuns a meninas de sua idade.

A longa permanência hospitalar bem longe de casa, o jeito carinhoso da garota e sua resistência despertaram na equipe multiprofissional de saúde a vontade de não deixar os 15 anos passarem sem comemoração. “É uma idade especial na vida de toda adolescente. Somos seres humanos cuidando de seres humanos”, justificou Milena Ribeiro, enfermeira do Huoc que comandou a organização da festa e sabe dos efeitos positivos na saúde de Karol. Fã do cantor Luan Santana, a menina recebeu de presente também uma mensagem em vídeo do astro sertanejo, conseguida por intermédio do médico, Victorino Spinelli, hepatologista que cuida dela.

O ambiente foi decorado com personagens da Monster High,  escola fictícia onde jovens monstros são aceitos do jeito que eles são,os prediletos da menina. “Gostei de tudo”, comentou Karoline, que dançou a valsa no colo da mãe, Keila de Fátima Brito. Ela espera comemorar  o próximo aniversário da filha em Macapá, com Karol já curada. A garota precisa de transplante múltiplo de órgãos.