Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Tripla infecção é confirmada

Um homem de 49 anos natural da cidade de Sincelejo, no norte da Colômbia, foi diagnosticado om dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo. Esse é o primeiro caso relatado de uma tripla infecção até o momento.

O paciente buscou o serviço e saúde local com sintomas como febre, conjuntivite e manchas vermelhas no corpo. Ele relatou aos médicos que viajou para diferentes locais do país antes de ficar doente.

“É o primeiro caso reportado na Colômbia e na América Latina dessa coinfecção entre dengue e chikungunya e provavelmente a primeira no mundo que também inclui zika”, escreveram os pesquisadores Alvaro Faccini-Martinez, Carlos Botero-Garcia, Fabian Benitez-Baracaldo e Carlos Perez-Diaz.

O paciente evoluiu bem e já teve alta. Em Pernambuco, já ficou provado em 42 pacientes a coinfecção de dengue e chikungunya, para o zika não havia exame disponível.

AMOSTRAS

O Ministério da Saúde, em resposta às críticas internacionais, afirmou ontem que está à disposição dos órgãos internacionais desde o início das investigações da relação do zika com o aumento dos casos de microcefalia.