Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Após transplante, jovem passa bem

O jovem Weverton Fagner de Medeiros Gomes, 19 anos, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, está bem após passar por um transplante de intestino nos Estados Unidos, durante o dia de ontem. A cirurgia durou cerca de 10 horas. A expectativa era de que Weverton ficasse sedado e entubado na sala de recuperação do Hospital Jackson Memorial, em Miami, no Estado da Florida, até a noite de ontem, quando seria transferido para a enfermaria. Nos próximos dias, ele vai passar por uma série de exames para verificar a aceitação do novo órgão. O transplante de intestino é considerado um procedimento de alta complexidade devido à fácil rejeição que o órgão apresenta. O doador compatível com Weverton foi um garoto de 13 anos.

O jovem ficou internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, entre julho e novembro do ano passado. Weverton deu entrada na unidade de saúde com sintomas de um quadro de apendicite e precisou ser submetido cirurgia. Dias depois, a equipe médica identificou uma trombose no intestino do estudante e, por isso, 90% do órgão precisaram ser retirados.

A família do jovem recorreu à campanha #ForçaWeverton nas redes sociais para arrecadar os quase R$ 4 milhões necessários ao custeio do procedimento. Os pais também entraram na Justiça para que o tratamento fosse pago pelo governo. Os familiares conseguiram arrecadar R$ 524 mil em doações pela web. A Justiça, por sua vez, determinou que a União custeasse todo o tratamento de Weverton até a sua alta. A página #ForçaWeverton no Facebook, conta com quase 25 mil curtidas.