Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Disque Microcefalia inicia hoje

Ajudar famílias carentes que têm ou descobriram que terão bebês com malformação cefálica. É com esse objetivo que a Pastoral da Saúde lança, hoje, o Disque Solidariedade Microcefalia, por meio dos números (81) 3204.1373 e 99693.9018, esse acessível pelo WhatsApp. A meta é capacitar pessoas que moram em comunidades de baixa renda para o atendimento aos chamados, quando serão vistas necessidades mais urgentes do paciente, como fraldas, transporte ou alimentação. Inicialmente, o trabalho será desenvolvido só no Recife.

A Pastoral se baseia em dados como os divulgados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que apontaram que mais da metade dos casos notificados no Estado era de bebês cujas mães estavam inscritas no CAD Único, porta de entrada para programas do Governo Federal. Entre elas, 77% estavam em extrema pobreza.

Os voluntários, que passarão a ser formados a partir da próxima segunda-feira, terão como missão cadastrar as mães ou a grávidas com diagnóstico de microcefalia do feto. A etapa seguinte será o agendamento de visitas. Os grupos terão um líder, o “arcanjo”, e até cinco “anjos” responsáveis por até cinco famílias. “Será avaliada melhor forma de apoio. Queremos gerar inclusão”, diz o coordenador da Pastoral da Saúd Nordeste 2, Vandson Holanda