Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Brasil ultrapassa os EUA emnúmero de cirurgias plásticas

Nos últimos anos o Brasil conquistou uma posição de destaque em relação aos números de cirurgias plásticas no mundo, de acordo com o último relatório divulgado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery  sobre cirurgia plástica ao redor do mundo constatou que foram realizados cerca de 23 milhões cirurgias plásticas no ano de 2013 e o Brasil ficou a frente dos EUA com 1.491.721 do total.

O Brasil só não perde para os Estados Unidos na categoria procedimentos não cirúrgicos, como a aplicação de toxina botulínica, composto aplicado para ajudar a suavizar marcas e linhas de expressão no rosto. Os EUA ainda lideram o ranking com 21,4% dos 11.874.937 casos somente em 2013. Nosso país fica em segundo lugar, com 5,5% do total.

Segundo a pesquisa, as cirurgias mais realizadas aqui são lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. O país também é líder quando o assunto é rinoplastia e abdominoplastia. Entre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados.

As mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica, num total de mais de 20 milhões. Na lista de mais populares estão: mamo-plastia de aumento, lipoaspira-ção, blefaroplastia, lipoescultura e lifting de mama. Já os homens representam 12,8% do total de pacientes de cirurgia plástica, num total de mais de três milhões. Os procedimentos mais procurados foram: rinoplastia, ginecomastia, blefaroplastia, lipoaspiração e otoplastia (cirurgia de orelhas).

O Piauí, já conhecido pela qualidade no atendimento médico na região, também começa a se destacar quando o assunto é cirurgia para fins estéticos. Atualmente a cidade concentra cerca de 24 cirurgiões plásticos segundo dados fornecidos pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica até maio de 2014.

Se antes as pessoas iam para outras capitais para realizar as plásticas, agora elas já optam por fazer os procedimentos em Teresina, isso se deve pelos bons profissionais que atuam na cidade e nas clínicas que realizam as cirurgias, que estão se adaptando e adquirindo equipamentos cada vez mais modernos.

O cirurgião plástico Leonardo Almeida relata que nos últimos meses o aumento que mais se destaca é de pacientes mulheres em busca de próteses no glúteo e em busca da ninfo-plastia, que é a correção dos pequenos lábios genitais.

O aumento da prótese no glúteo foi de cerca de 80% e a ninfoplastia é outra que vem crescendo vertiginosamente, eu acredito que isso aconteça porque as mulheres estão cada vez mais seguras de si, em busca de satisfação pessoal. Geralmente essas são pacientes de idade mais avançada, mas pacientes mais novas a procura ainda é pela prótese mamária e contorno corporal , explica o médico.

Leandro fala também da procura masculina por procedimentos estéticos, segundo ele a idade também influencia na escolha do tratamento. Em geral os homens mais novos vêm para corrigir a orelha de abano ou para fazer a rinoplastia, que é a correção do nariz. Já os mais velhos procuram para os procedimentos minimamente invasi-vos, que é a aplicação de botox, lasers e peelings, para tratar de calvice e também em busca de contorno corporal .

O médico ainda atenta para a questão das condições fisiológicas e psicológicas de um paciente em busca de procedimentos estéticos. Nem tudo aquilo que o paciente deseja fazer é adequado ou indicado para ele, antes de determinar qual procedimento iremos fazer é feita uma avaliação completa dele e só depois eu indico o mais adequado. Eu costumo dizer que o respaldo de um cirurgião não se dá pelos casos de sucesso e sim pelos casos que ele não indica fazer, exatamente para que não haja problemas futuros para o paciente , complementa Leandro.