Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

XVI Conclave de Academias de Medicina será em Aracaju

conclave_asmO XVI Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), a ser realizado de 5 a 7 de maio, em Sergipe (SE), terá como tema central “Humanismo em Medicina: ontem, hoje e amanhã” e contará com a presença de presidentes de Conselhos Regionais de Medicina (CRM) de todo o país. “Os conclaves da FBAM sempre são momentos em que realizamos debates aprofundados sobre a qualidade da medicina. Como forma de ampliar a participação de mais colegas e de prestigiar a FBAM, vamos realizar, concomitantemente, uma reunião do CFM com os presidentes dos CRM”, explica o secretário-geral do CFM e conselheiro federal por Sergipe, Henrique Batista. A diretoria do CFM também vai se reunir com os integrantes do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese).

“Nós do Cremese estamos com boas expectativas em relação ao XVI Conclave, não só porque serão debatidos temas relativos à cultura médica, mas também porque será empossado o novo presidente da FBAM, José Hamilton Maciel Silva, que é sergipano”, afirma Henrique Batista. O XVI Conclave também vai entregar o título de membro benemérito da FBAM ao governador de Sergipe, Jackson Barreto de Lima, e a outras autoridades, como o próprio Henrique Batista e o 2º tesoureiro do CFM, Dalvélio de Paiva Madruga.

Após a entrega dos títulos, será empossada a nova diretoria da entidade para os próximos dois anos e ocorrerá a obliteração de Selo Comemorativo dos 30 anos da FBAM pela Empresa Brasileira de Correios. O presidente da FBAM no biênio 2014-2016, Antônio Carneiro Arnaud, diz que fará o possível para que o presidente do biênio 2016-2018, José Hamilton Maciel Silva, faça uma boa gestão. “Tenho por princípio que se não posso ajudar, não vou atrapalhar. E estou saindo com disposição de colaborar. Toda pessoa sensata, que tem responsabilidade administrativa e associativa, deve agir dessa forma. Vou repassar todas as informações para que meu sucesso acerte cada vez mais”, afirmou.

Na sexta-feira (6), durante todo o dia, os participantes vão participar de três conferências e de três painéis. A primeira conferência terá como tema “Saúde: problema crônico do Brasil”, e terá como conferencista o presidente do CFM, Carlos Vital. Ainda pela manhã será realizada a conferência “Papel das Academias de Medicina na atualidade Brasileira”, que terá como debater o ex-presidente da FBAN Gilberto Madeira Peixoto. A última atividade da manhã será uma conferência do secretário geral da Academia de Medicina de São Paulo, Antônio Carlos Gomes da Silva, sobre “As academias de medicina e o ensino médico no Brasil”.

No período da tarde será realizado o painel “A antiga e a nova propedêutica”, cujos painelistas serão os acadêmicos Zulmira Freire Rezende, de Sergipe, e Ricardo Antônio Rosado Maia, da Paraíba. O painel seguinte vai debater o tema “Entidades médicas e humanismo”. Os palestrantes serão o ex-presidente do CFM Roberto Luiz D´Ávila e o acadêmico carioca Omar da Rosa Santos. No final da tarde será realizada a plenária, seguida do lançamento do III Volume dos Anais da FBAM e da 1ª Revista da Federação, editada em comemoração ao 30º aniversário da entidade.

A nova diretoria executiva da FBAM (Federação Brasileira de Academias de Medicina) será composta por: Dr. José Hamilton Maciel Silva – SE (Presidente), José Roberto de Souza Baratella – SP (Vice-Presidente), Lúcio Antônio Prado Dias – SE (Secretário Geral), Vicente Herculano da Silva – MT (Secretário Geral Adjunto), Ildete Soares Caldas – SE (Diretora Financeira) e Rodrigo d’Eça Neves – SC (Diretor Financeiro Adjunto).

Antônio Arnaud agradeceu a participação do CFM na organização do XVI Conclave da FBAM. “O significativo apoio do CFM permitiu que o trabalho dos confrades de Sergipe tenha sido amenizado. E tudo está sendo feito com muita eficiência e zelo para que possamos ter boas discussões”, afirmou.