Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

SBPC/ML convida associados a integrarem comitês científicos

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) convida seus associados, de diferentes formações e áreas de atuação, a participar de comitês científicos criados pela entidade. A criação dos comitês tem como objetivo elaborar posicionamentos e práticas sobre determinados temas, além de assessorar a diretoria da SBPC/ML, responsável por apoiar o trabalho.

As áreas de conhecimento contempladas são as seguintes: bioquímica; educação em patologia clínica; endocrinologia; fases pré e pós-analítica; gestão; hematologia; imunologia; informática laboratorial; líquidos biológicos; medicina molecular; microbiologia; parasitologia; qualidade; testes laboratoriais remotos; e toxicologia.

“A iniciativa de criar os comitês faz parte do projeto Conhecendo nossos associados, proposto pelo colega Flávio Alcântara”, explica Alex Galoro, presidente da SBPC/ML. Galoro destaca também que a composição dos comitês está em aberto e que todos os associados estão convidados a participar. Cada comitê terá um coordenador e, depois de definidos os membros, será estabelecido um cronograma de reuniões para cada grupo.

Os associados da SBPC/ML interessados em compor um ou mais comitês científicos devem enviar um e-mail para Lucia Gomes (secretaria@sbpc.org.br), informando as áreas de interesse. Outra opção é atualizar os dados cadastrais e incluir os temas de interesse. Para isso, é preciso enviar um e-mail para Lidia Cortes ( adm03@sbpc.org.br), solicitando a alteração do cadastro.

Sobre a SBPC/ML – A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.