Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Hospital terá teleconsulta

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI SUS), do Ministério da Saúde. Inédito no Estado, o acerto integrará profissionais em prol da agilidade na resolução de urgências e emergências do HMA e da aprendizagem continuada. Entre as plataformas que facilitarão esse intercâmbio está um computador móvel, que, em tempo real, possibilitará interações entre médicos em transmissões pela internet e poderá colocar especialistas do Einstein frente a frente com pacientes de Pernambuco.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HMA, Isly Lucena, explica que o dispositivo de teleconsulta é como um carrinho com computador e câmera de alta resolução. “Temos três etapas: primeiro, o registro no sistema com prontuário do paciente. Depois, a webconferência e o compartilhamento dos dados”, elenca.

O dispositivo é interligado à central diagnóstica do hospital e possibilita a transmissão de raio-x e tomografias para especialistas de São Paulo. Do outro lado da tela, no Sudeste, haverá um profissional 24 horas, todos os dias, para ajudar nas consultas. Um ganho será a agilidade do atendimento.“Ajudará,sobretudo, em especialidades que a gente não dispõe, como neurologia”, diz Lucena. Transferências de pacientes serão evitadas. Outro ganho da parceria será o auxílio na formação continuada de residentes de clínica médica, terapia intensiva, ortopedia e traumatologia e medicina de urgência. OPRO- ADI SUS deve ser implantado ainda este ano em Caruaru.