Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Diretoria do Conselho recebe deputado federal Tadeu Alencar

foto.reuni.tadeuA diretoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu na quinta-feira (18/08) o deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE), na sede da entidade localizada no bairro do Espinheiro. O encontro teve o objetivo de discutir pontos relacionados ao financiamento da saúde, sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e carreira médica para assistência básica.

Além de estreitar relações com o parlamentar, os conselheiros pontuaram os problemas da saúde e sugeriram uma série de pautas que poderiam ser levadas à câmara dos Deputados, em Brasília. O vice-presidente do Cremepe, João Guilherme Bezerra, colocou a questão da mortalidade infantil relacionada à deficiência de exames de pré-natal e humanização da UTI. Ele ainda destacou a taxação de alimentos prejudiciais à saúde das crianças em supermercados, além de sugerir a promoção de políticas públicas de valorização de exercícios físicos.

Já sobre a assistência materno infantil, a vice corregedora e ginecologista, Luiza Menezes, explanou a preocupação com a assistência materna no estado e propôs uma lei que garantisse a contracepção de longa duração para mulheres vulneráveis como por exemplo dependentes químicas ou de baixa renda. “A sugestão é que o SUS garanta contracepção de longa duração com um CHIP que garanta três anos de eficácia no organismo”, explicou.

Eles ainda discutiram a reforma previdenciária, os atrasos nos procedimentos cirúrgicos do SUS. Inclusive o presidente do Cremepe, André Dubeux, destacou o atraso das cirurgias de catarata e da urologia no Estado e os problemas relacionados ao transporte de pacientes. “A assistência na maioria dos municípios é composta com a presença de um médico só, então, quando há necessidade de transferência de um paciente grave o médico tem como obrigação ética de seguir com aquele paciente e ele deixa a unidade só”, por isso, apresentou a Resolução Cremepe Nº 11/2014. A normativa determina que os plantonistas de urgência e emergência dos hospitais públicos e privados não poderão se ausentar dos plantões para fazer transferências de pacientes.

Por fim, o parlamentar elencou as pautas para levar ao Congresso Nacional e indicou que mesmo diante das crises, o governo deve evitar cortes em áreas sensíveis como a saúde.