Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

III Fórum de Combate ao Câncer acontece na próxima semana em São Paulo

O III Fórum de Combate ao Câncer da Mulher acontece nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo. O evento anual é organizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e trará um dia de discussão aberto ao público. Neste ano, o Fórum integra o XV Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos de Apoio à Saúde da Mama (dia 29) e o V Encontro de Redes Regionais (dia 30).

O primeiro dia, durante o XV Encontro de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, visa contribuir com o fortalecimento de instituições e grupos de pacientes para a articulação de políticas em saúde. A discussão será aberta à participação de pacientes, familiares, profissionais de saúde e de políticas públicas, membros de instituições do terceiro setor, imprensa, acadêmicos e demais interessados. Para a médica mastologista e presidente voluntária da Femama, Maira Caleffi, o evento é um importante instrumento na busca de alternativas para melhorar as condições de diagnóstico e tratamento dos cânceres que acometem as mulheres, especialmente o de mama. “Queremos integrar, ampliar e fortalecer conhecimentos sobre a situação do diagnóstico e tratamento do câncer no País, incidindo em políticas públicas que permitam mudar o cenário da doença”, afirma a presidente. O encontro debaterá temas como a contradição entre lei e portaria para acesso à mamografia, além de formas da sociedade contribuir para o avanço de normas que auxiliam na viabilização do diagnóstico precoce para o início ágil do tratamento oncológico e para o acesso a novos tratamentos para o câncer de mama metastático no sistema público de saúde.

Já no dia 30 ocorre o V Encontro de Redes Regionais exclusivo para instituições associadas à Femama, com uma programação voltada ao fortalecimento do papel da Femama e sua rede de instituições associadas na discussão de pautas sobre câncer e na defesa de direitos de pacientes. Por meio de dinâmicas e debates que passam por mobilização de temas relativos aos direitos do paciente oncológico, apresentação de projetos da Federação e da explanação sobre experiências locais e internacionais bem sucedidas no controle do câncer, será estimulada a capacidade das instituições associadas exercerem o controle social sobre as políticas públicas de atenção à saúde da mama em suas regiões de atuação. As inscrições para os dois dias de evento podem ser feitas no site da Femama neste link: http://goo.gl/msvS6x. O evento conta com o patrocínio de Extra Hipermercados, Instituto Avon e Novartis, e apoio da Azul, Johnson & Johnson e Roche.

Sobre a Femama – Fundada em 2006, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) é uma associação civil sem fins econômicos que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil lutando por políticas públicas que garantam maior acesso e qualidade no diagnóstico e tratamento da doença. A entidade é composta por 60 ONGs associadas em 17 estados brasileiros e Distrito Federal e está presente em todas as regiões do País, representando um milhão de cidadãos. Membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integrante de coalisões nacionais e internacionais, a FEMAMA ainda foi a instituição responsável por trazer o Outubro Rosa ao Brasil de forma organizada, em 2008. Visite o site: www.femama.org.br.

III Fórum de Combate ao Câncer de Mama
Local: Instituto Johnson & Johnson (Rua Agostinho Cantu, 240 | Butantã)
XV Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos de Apoio à Saúde da Mama
Data: 29/09/2016
Horário: 8h30 às 17h
Inscrições:
– Membros ONG associadas à Femama: isento
– Outros interessados: R$ 50,00
V Encontro de Redes Regionais
Data: 30/09/2016
Horário: 9h às 16h
Inscrições: apenas para ONGs associadas à Femama

Fonte: Femama