Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

FBG está com inscrições abertas para prova do Título de Especialista em Gastroenterologia

As inscrições para a prova de Título de Especialista em Gastroenterologia da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), estão abertas e podem ser feitas até o dia 02 de outubro. O exame será realizado no ExpoMinas durante a XV SBAD, na cidade de Belo Horizonte no dia 02 de novembro, das 14h às 17h. A prova consistirá em 70 questões de múltipla escolha abrangendo todas as áreas da Gastroenterologia.

Segundo a Comissão de Título de Especialista da FBG, a prova é uma das principais ferramentas para avaliar a qualidade do profissional gastroenterologista. O Título de Especialista traduz competência médica na especialidade e, cada vez mais, hospitais e convênios médicos exigem esta titulação para contratação do médico. Além disso, é crescente o número de pacientes que buscam, através do site da FBG, profissionais detentores do título de especialista.

Para participar do exame, o candidato precisa comprovar sua conclusão do curso superior de medicina há, no mínimo, quatro anos e possuir registro definitivo no Conselho Regional de Medicina. Ele também precisará atender pelo menos a um dos pré-requisitos listados abaixo:

1. Conclusão de Residência Médica em Gastroenterologia reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) – cópia autenticada do certificado.

2. Conclusão de Residência Médica em Clínica Médica reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) com cópia autenticada e comprovar quatro anos de atividades profissionais na área da Gastroenterologia Clínica com documentação original assinada pelo responsável da instituição, em papel timbrado e com firma reconhecida em cartório.

3. Conclusão de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) com cópia autenticada do certificado e comprovar dois anos de atividades profissionais na área da Gastroenterologia Clínica com documentação original assinada pelo responsável da instituição, em papel timbrado e com firma reconhecida em cartório.

4. Ter concluído curso de especialização de dois anos em serviço de Gastroenterologia Clínica com carga horária total de no mínimo 4000 horas (Cópia autenticada do certificado).

5. Estar na prática comprovada de Gastroenterologia Clínica há mais de oito anos, com documentação original assinada pelo responsável da instituição, em papel timbrado e com firma reconhecida em cartório.

A avaliação final do candidato será feita com a somatória da nota do exame escrito com 70 questões (0 a 70) mais a do currículo (0 a 30). A nota final do candidato (soma das duas notas) deverá ser igual ou superior a 60 (sessenta) para aprovação.

O Edital para o Concurso de Título de Especialista, – com informações sobre os documentos necessários, programa da prova escrita, referências bibliográficas, entre outras -, pode ser acessado no site da Federação.

SERVIÇO
Prova de Título de Especialista em Gastroenterologia
Inscrições: até 02/10/2016
Data da prova: 02/11/2016
Informações: www.fbg.org.br