Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades se reúnem com Priscila Krause

reuni

Representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Associação Médica (AMPE), receberam nesta quarta-feira (28/09), a candidata à prefeitura do Recife, Priscila Krause (DEM) e o vice Alcides Cardoso. O encontro foi realizado na sede do Cremepe, bairro do Espinheiro e teve como pauta principal as questões relacionadas com a área de saúde do município.

A candidata analisou a conjuntura atual do Sistema único de Saúde (SUS), ouviu as sugestões das entidades e sinalizou propostas para a terceira idade, reestruturação da gestão da rede de saúde, valorização das unidades da família e dos profissionais, entre outras. Explicou que durante sua trajetória como deputada já visitou diversas unidade de saúde e conhece bem os problemas da população. Mostrou preocupação com o sucateamento das unidades, a falta de medicações básicas, desperdícios. “O sucateamento do SUS que é um problema objetivo, por isso, precisamos encontrar mecanismos para resolver esta situação”, explicou.

Por outro lado, as entidades médicas pontuaram a necessidade de investimentos não apenas na saúde pública, mas também na mobilidade, segurança, cidadania e saneamento básico. De acordo com o presidente do Cremepe, André Dubeux, a falta de água, o mau gerenciamento do lixo e a falta de saneamento interferem diretamente com a assistência da saúde municipal. Para ele as epidemias, os casos de chikungunya e de zika são causados pela falta de saneamento da cidade.

Já sobre a questão dos recursos humanos, o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, destacou o déficit de recursos humanos nas unidades de saúde, leitos, equipamentos, insumos. Ele defendeu a adequação das escalas de plantão e a convocação imediata dos concursados, além de carreira médica. Sobre este último ponto a candidata explicou que falta estruturação da carreira dos médicos o que causa os buracos na escala. Em sua gestão, será uma pauta nacional.

A candidata anda defendeu a reestruturação da gestão com a informatização de um sistema que converse com toda a rede e investimentos no parque tecnológico. Outros temas debatidos foram: assistência materna, saúde mental, falta de medicamentos e vacinação, ações de promoção à saúde.
Além dos presidentes do Cremepe, André Dubeux, e do Simepe, Tadeu Calheiros, participaram do encontro com Priscila Krause os integrantes da diretoria do Conselho José Carlos Alencar, Sílvia da Costa Carvalho, Sílvio Rodrigues, Maria Luiza Menezes, Roberto Tenório e Ricardo Paiva. Pelo Simepe, Mário Jorge Lobo e Fernando Cabral. Já a Associação Médica de Pernambuco estava representada pela conselheira, Jane Lemos.

O encontro da candidata, Priscila Krause, com as entidades médicas foi a pedido da assessoria dela. As entidades médicas informam que continuam à disposição para receber a visita de todos os candidatos à Prefeitura do Recife