Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Dia Internacional do Idoso: SBGG inicia campanha “Por uma velhice sem preconceitos”

gif_dia-do-idosoComo você tem encarado o envelhecimento e, sobretudo, como tem tratado as pessoas idosas de seu convívio, direto e indireto? Neste 1º de Outubro – Dia Internacional do windows key Idoso – a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) convida a população de todas as idades a refletirem sobre como percebem o “ser idoso”, por meio da campanha “Por uma Velhice sem Preconceitos”. A iniciativa está alinhada com a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da HelpAge International para a data.

De acordo com o presidente da SBGG, o médico geriatra José Elias Soares Pinheiro, mesmo que o envelhecimento faça parte de um processo natural do ser humano, que tem início desde o nascimento, ele ainda é acompanhado por estigmas que precisam ser quebrados.

Só no Brasil, o número de idosos já alcança 22,9 milhões (11,34% da população) e a estimativa é de que nos próximos 30 anos esse número mais que triplique. É a população que mais cresce no mundo! Embora o aumento do número de idosos traga a necessidade de modificações expressivas em áreas diversas como econômica, social, saúde, trabalho e familiar, pouco tem sido feito neste sentido de inclusão. Isso, segundo Pinheiro, ocorre porque os idosos representam um segmento populacional ainda rotulado como sendo frágil, de pouca renda, improdutivo, portador de doenças crônicas e relacionado a perdas. “Ainda é comum os olhos da sociedade se voltarem para a velhice com rótulos e estigmas que não representam mais esta parcela de nossa sociedade”, afirma o presidente da SBGG.

Segundo o geriatra, algumas pessoas mais velhas podem se sentir como um “fardo” para a família e sociedade como um todo. Com isso, podem passar a perceber suas vidas como “menos valiosas” em relação aos demais, os colocando em risco de depressão, isolamento social e, até mesmo, a morte.

A SBGG defende que é preciso traçar estratégias que possam coibir certas práticas ainda culturalmente vivas e que contribuem para um comportamento preconceituoso. “Determinadas atitudes podem ter impactos severos neste indivíduo que envelheceu ou que envelhece, podendo afetar a qualidade de vida e a saúde física e mental da pessoa”, relata Pinheiro.

Leia mais sobre a iniciativa e quais os estigmas mais comuns sobre o envelhecimento no site da SBGG: http://bit.ly/2d6ZVqK

Ações – Ação virtual: A campanha acontece por meio da rede social Facebook – @SBGGOficial. Com isso, a SBGG espera estimular as pessoas a compartilharem a postagem http://bit.ly/2dzUiEf com amigos, familiares e, também, as percepções sobre o assunto com a entidade por meio da rede social – com o uso da hashtag #PorUmaVelhiceSemPreconceitos.
Ação em campo: Além da ação virtual haverá ainda ações que acontecerão no Brasil que impactam diretamente à população por meio de serviços e palestras. Já estão confirmadas atividades no Distrito Federal, Pernambuco e Mato Grosso! Confira agenda ao final
Confira o calendário de atividades das seções da SBGG no Brasil
Ações da SBGG no Dia Internacional do Idoso. Confira as atividades confirmadas
SBGG – Pernambuco
Data: 01/10
Hora: a partir de 8h
Local: Parque da Jaqueira, Parque da Macaxeira e Mercado de Casa Amarela – Recife-PE
Ações previstas: orientar a população sobre o envelhecimento com qualidade e saúde; sobre o que é geriatria/gerontologia. Também serão avaliados os locais de acessibilidade no Recife e Olinda.
Quem pode participar? Toda a população presente, de qualquer idade – afinal o envelhecimento é sobre todos nós!
Organizadores: SBGG-PE e Universidade de Pernambuco
SBGG-MT
Data: 01/10/2016
Hora: a partir de 7h30
Local: Parque Tia Nair – Cuiabá/MT
Ações previstas: aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar, dança sênior, aula de alongamento, jogos e desafios relacionados à cognição
Quem pode participar? Toda a população
Organizadores: SBGG-MT
Mais informações: facebook SBGG-MT
SBGG-DF
Data: 04 de outubro de 2016
Hora: 13h às 16h30
Local: Auditório Central da Universidade Católica de Brasília – campus Taguatinga
Ações previstas: Workshop com palestras e debate
Quem pode participar? Idosos, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes
Organizadores: SBGG-DF; SES-DF, governo do DF, Universidade Católica de Brasília