Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fernando Cavalcanti ocupa a cadeira 41

cadeira41A cadeira número 41 da Academia Pernambucana de Medicina, que tem como patrono Edgar Altino e antecessor José Nivaldo, desde o dia primeiro  de setembro último é ocupada por Fernando de Souza Cavalcanti, após cerimônia de posse realizada no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco.

O presidente Gentil Porto abriu a sessão e constituiu uma comissão formada pelos acadêmicos Ênio Cantarelli, Ester Azoubel e Fernando Moraes,
para introduzir no recinto o novo acadêmico. A saudação a Fernando Cavalcanti foi proferida pelo acadêmico Fernando Pinto Pessoa, que na sua fala relembrou os laços de amizade com o pai do homenageado, médico e professor Joaquim Cavalcanti. Pinto Pessoa fez uma retrospectiva da carreira do novo acadêmico, do seu prestígio no âmbito da Reumatologia e o definiu como um verdadeiro cientista dedicado à matéria. Detalhou o desempenho e
o currículo de Fernando Cavalcanti, destacando trabalhos sobre a especialidade publicados no Brasil e no exterior, bem como de uma homepage dirigida ao público leigo, criada por ele com informações sobre a doença.

Na sequência, o novo acadêmico prestou o juramento, recebeu as insígnias; sobrepeliz, broche, diploma e medalha, das mãos dos familiares: esposa Catarina Vasconcelos, do filho Sérgio, da neta Bruna, do neto Lucas e da filha Nara.

Uma vez empossado, Fernando Cavalcanti pronunciou seu discurso, quando citou os colegas presentes Claudio Renato Pina Moreira, Fernando Pinto Pessoa, além do presidente Gentil Porto. Lembrou a trajetória do pai, Joaquim Cavalcanti, falecido aos 38 anos. Criticou o modelo dos atuais cursos de Medicina formando profissionais sem a necessária massa crítica.

Antes de concluir, teceu comentários sobre o patrono da cadeira 41, Edgar Altino e sobre as virtudes do seu antecessor, José Nivaldo, que na qualidade de médico e escritor cantou a sua terra e de quem destacou a frase: “O médico não se forma, recebe o diploma de eterno estudante”.

Finalizando a cerimônia, Fernando recebeu do irmão, Marcos Cavalcanti, uma homenagem da família, uma caneta de ouro com a pedra esmeralda (símbolo da Medicina), que fora do seu pai e que no futuro passará às mãos da filha Nara, também médica.

Compôs a mesa da solenidade o presidente da APM Gentil Porto, o ex-presidente Edmundo Ferraz, o secretário-geral Luiz Barreto, a presidente da
Associação Médica de Pernambuco Helena Carneiro Leão, o representante do Cremepe acadêmico João Guilherme, o presidente do IMIP Gilliatti Falbo, o acadêmico benemérito José Paulo Cavalcanti Filho.

Na sequência de fotos, a formação da mesa, a saudação pronunciada por Fernando Pinto Pessoa e o novo acadêmico ao lado da esposa Catarina Vasconcelos.