Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Sociedade de Ortopedia e Traumatologia lança CineSBOT Online, com 84 vídeos de cirurgias

cinesbotJá está no portal www.sbot.org.br e pode ser acessado pelos associados o CineSBOT Online, um novo serviço que complementa os programas de educação continuada da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
“Neste primeiro momento disponibilizamos 84 vídeos”, explica o coordenador do projeto, Moisés Cohen, “mas o potencial do programa é ilimitado. Já está em funcionamento um esquema de recebimento, análise e aprovação de novos vídeos, que podem ser encaminhados por qualquer associado”.
Cohen explica que o projeto é semelhante ao da Academia Americana de Ortopedia e permite que o médico interessado acompanhe as cirurgias dos mais renomados profissionais e da área em que se especializou, com a facilidade de poder acompanhar o procedimento no momento que escolher e no local em que estiver, inclusive à noite, em sua casa.
O acervo inicial do CineSBOT está dividido em categorias, com 4 vídeos sobre mão e punho, 13 sobre trauma, 27 sobre joelho, 6 relativos a quadril, 2 de ortopedia pediátrica e 2 de ciência básica, entre outros.
Para submeter vídeos para o programa, o interessado deve encaminhá-los à Secretaria, com a indicação CineSBOT. “Recebido, o vídeo será analisado inicialmente do ponto de vista técnico”, explica Moisés Cohen, para avaliação da qualidade da imagem, som e outros parâmetros. “Essa análise não é final, pois os analistas podem apontar as eventuais falhas e pedir que sejam corrigidas, solicitando por exemplo um áudio mais explicativo sobre as imagens apresentadas.
Só então a peça passará para uma análise científica. Nessa etapa e assessorados por especialistas indicados pelo Comitê do médico que oferece o vídeo, será feita a avaliação sobre a importância do trabalho, se agrega conhecimento, se será útil para o ortopedista iniciante e só então será aprovado e incluído no acervo ou rejeitado. “Qualquer que seja a conclusão, o médico que oferece o vídeo será informado e receberá um agradecimento por sua colaboração”, conclui Moisés Cohen, que acredita que ao longo do tempo e com a alta produção dos ortopedistas brasileiros, será montado um acervo de grande valor.
Ele ressalta também que o CineSBOT se constitui em mais um serviço e importante que a Diretoria coloca à disposição do associado, de acordo com a filosofia de cada vez tornar a SBOT mais eficiente e dinâmica e de acesso livre, sem custo para os ortopedistas.

}