Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

O poder da corrente do bem

A construção do vínculo afetivo entre a advogada Antonieta Barbosa e a estudante Joyce da Silva, contada ao lado, é um exemplo de como a solidariedade pode conduzir a caminhos que fazem bem tanto a quem é assistido como às pessoas que exercitam a generosidade no dia a dia. Em conversa para a reportagem desta página, o psiquiatra Amaury Cantilino esmiuçou, inclusive, como a prática de ações solidárias pode facilitar a superação de problemas. “Por vezes, voltar-se para o outro que está atribulado pode fazer com que a pessoa coloque o seu próprio problema em perspectiva e perceba que o sofrimento é comum aos humanos”, acredita o médico. Para ele, aconselhar e apoiar eventualmente alguém que sofre por algo parecido com o que nos aflige ajuda a assumir uma posição de distanciamento necessária para tomarmos decisões nas nossas próprias vidas. E essa experiência se torna mais comum nesta temporada de festas de fim de ano, mas poderia ser incorporada à nossa rotina ao longo de todo o ano, a partir de pequenos gestos de gentileza e generosidade, que proporcionam doses de bem-estar, tornam os dias mais leves e nos guiam à felicidade.

UPAE do Arruda amplia serviços

Em janeiro, a unidade, na Zona Norte do Recife, inaugura o serviço de colonoscopia e passa a oferecer a monitorização ambulatorial da pressão arterial e holter (exame que acompanha a atividade elétrica do coração). A unidade realiza cerca de 2,2 mil atendimentos por dia, entre consultas, exames e fisioterapia.

Reinserção social

Até o dia 20, uma feira de artesanato movimenta o Shopping Tacaruna. Produtos foram feitos por pacientes dos Caps e de Unidades de Acolhimento da Rede de Saúde Mental do Recife.

Aleitamento

O Parque da Jaqueira recebe hoje, às 14h30, um mamaço que alerta para a liberdade da amamentação em espaços públicos. O ponto de encontro é ao lado da igreja. A iniciativa é do projeto Partejando e Cia.

Domingo é dia de Bike sem Barreiras

A partir de amanhã, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passam a contar com três bicicletas acessíveis, à disposição gratuitamente na Praça Edgar Amorim, na Jaqueira, Zona Norte do Recife. As bikes serão oferecidas nos dias em que forem montadas as ciclofaixas, aos domingos e feriados.

Envelhecimento 1

A Unicap abriu inscrições para a especialização em gerontologia, com duração de 15 meses. Objetivo é qualificar profissionais para atuar na área do envelhecimento. Informações: 2119-4134.

Envelhecimento 2

No dia 20, das 19h às 22h, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, no Pina, promove encontro gratuito para debater o cenário da gerontologia no Estado. Informações: 3465-0002.

Donativos para abrigo de idosos

A Concessionária Rota do Atlântico arrecada doações para o Abrigo São Francisco de Assis, no Cabo de Santo Agostinho. Materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos podem ser entregues nas cabines das praças de pedágio da via expressa.