Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Comissão de Ensino Médico reúne-se para tratar da edição de caderno

comissao_ensino_medicoA Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniu-se na manhã desta terça-feira (7) para aprovar o Caderno de Educação Médica do CFM, a ser lançado em abril. A edição terá um resumo das discussões realizadas no VII Fórum Nacional de Ensino Médico, realizado em outubro do ano passado, e conceitos acerca de avaliações dos cursos de medicina. O objetivo é que o Caderno seja editado anualmente e disponibilizado, também, pela internet. “A edição vai permitir que mais pessoas tenham acesso às discussões que realizamos nos Fóruns e fora dele acerca do ensino médico”, avalia o coordenador da Comissão, conselheiro federal Lúcio Flávio Gonzaga.

Durante a reunião, também foram tratados assuntos relacionados a protocolos encaminhados ao CFM, como sugestões para o Revalida e a participação de entidades estudantis nas reuniões da Comissão de Ensino Médico. Também foi dado um informe sobre discussões que estariam ocorrendo no Ministério da Educação para a oferta de cursos de medicina, odontologia e psicologia à distância. Os membros da Comissão se posicionaram totalmente contrários a esta possibilidade. O CFM vai procurar saber se a informação é verdadeira, ou não, levando às autoridades competentes a posição da entidade contra a proposta.

Participaram da reunião da Comissão de Ensino Médico, além do coordenador, Lúcio Flávio Gonzaga, e dos conselheiros federais Mauro Ribeiro e Dalvélio Madruga, os professores Hermila Tavares Villar Guedes, Itagiba de Castro Filho, Ivan Felizardo Contrera, João Gonçalves de Medeiros Filho, José Odair Ferrai, José Roberto de Souza Baratella, Márcia Hirome Sakai, Maria da Conceição Ribeiro Simon, Nelson Grisard, Rosana Leite de Melo e Valéria Goés Ferreira Pinheiro.

Nesta terça-feira (7) também esteve reunida a Comissão para Estudos de Transexualidade, que está debatendo uma revisão na resolução do CFM que trata da questão.