Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e Simepe fiscalizam as UTIs do Otávio de Freitas

IMG_9302Após denúncias do setor de Unidade de Terapia Intensiva adulto e pediátrica do Hospital Otávio de Freitas (HOF),em Tejipió, de que o sistema de climatização encontrava-se quebrado, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) fiscalizaram as UTIs na tarde da quinta-feira (30/03). Os profissionais do serviço informaram que o ar condicionado estava com problemas desde setembro, mas essa semana quebrou totalmente. Durante a vistoria o secretário de saúde do Estado, Iran Costa, encaminhou toda a engenharia da SES para regularizar a situação e garantiu que em até quatro dias, até domingo (02/04), a refrigeração estará consertada.

O diretor administrativo do Hospital, Renato Lima, informou que a diretoria já estava sabendo do ocorrido. “o problema começou na UTI pediátrica, há duas ou três semanas, primeiro com o aumento da temperatura quando fizemos uma manutenção preventiva, mas verificamos que precisava de uma manutenção corretiva, corrigimos, mas a temperatura ainda não era ideal. Já a refrigeração da UTI adulta parou da terça para a quarta (29)”, informou Renato. Ainda de acordo com a administração a tubulação teria sido danificada e até domingo (02/03) será consertada.

Para o corpo clínico, a informação que chegou foi que 50% do ar condicionado teria sido consertado e que o problema, recorrente, é causado por quedas de energia que danificam o equipamento. “No começo, a gente ficava um dia ou dois (sem o ar condicionado) era algo contornável, mas estamos passando uma média de 10 dias e nesta última temperatura os médicos passaram mal”, informou um dos utistas.

O presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, mostrou que preocupação com o número de óbitos nesta semana. “O serviço chegou a uma situação insuportável com oito óbitos não habituais na última semana – todos tiveram hipertemia, não necessariamente associados aos óbitos, mas um paciente chegou a 42º graus de temperatura e a preocupação extrapolou porque surgiu o dilema da admissão de outros pacientes com indicação de UTI no serviço sem refrigeração”, disse Calheiros.

O Cremepe enviará o relatório de fiscalização para a secretaria de saúde na segunda-feira (03/04). No documento são listados a falta de alguns equipamentos, problemas na questão estrutural como infiltrações e mofo, além da falta de insumos básicos. A entidade também solicitou o programa de manutenção de todos os equipamentos utilizados nas UTIs, principalmente do ar condicionado. Participaram da fiscalização o 2º secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues e o médico fiscal do Conselho, Sylvio Vasconcellos, já do Simepe estavam o presidente Tadeu Calheiros e diretor Walber Steffano. O relatório da fiscalização também estará disponível no www.cremepe.org.br