Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

OPAS/OMS e Ministério da Saúde lançam publicação sobre saúde de adolescentes

20170905000956_sus_vale_esta-e1464021710483A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde lançaram a publicação “Saúde e sexualidade de adolescentes”. A obra é resultado de uma série de debates entre adolescentes, profissionais das duas instituições e da academia.

Um dos objetivos da iniciativa, realizada em 2016, foi identificar as necessidades e superar os desafios que adolescentes do Brasil enfrentam, respeitando os direitos humanos e a promoção da equidade de gênero. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 17,9% da população brasileira é composta por adolescentes – pouco mais de 34 milhões de pessoas.

Ao lembrar que a adolescência é uma época de descobertas, a publicação alerta que “as buscas e experimentações dessa faixa etária possibilitam uma maior exposição às violências e aos comportamentos de riscos, tais como o abuso de álcool e de outras drogas, que podem resultar em uma maior suscetibilidade às infecções sexualmente transmissíveis e em uma gravidez não desejada”. Por isso, é fundamental uma atenção especial ao envolvimento de adolescentes e jovens em discussões e decisões para o fortalecimento de uma resposta nacional da saúde.

A publicação é dividida em três seções. A primeira apresenta a síntese das mesas de discussão, com um panorama geral da saúde integral no Brasil e no mundo. A segunda parte traz a sistematização dos serviços especializados apresentados na oficina e as soluções para o enfrentamento dos desafios encontrados na oferta de serviços para atenção integral ou especializada de adolescentes. A terceira e última seção aborda os desafios identificados e as propostas sugeridas para o aprimoramento de políticas voltadas para a saúde e sexualidade de adolescentes.