Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe entrega Medalha Fernando Figueira

22829607_1584150175025698_6548349349084895236_o

Três profissionais de destaque na medicina no estado de Pernambuco foram homenageados, nesta quinta-feira (26/10) com a medalha Fernando Figueira entregue pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) por suas relevantes contribuições ao Estado ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. A solenidade aconteceu na sede do Conselho, no Espinheiro e contou com a presença de representantes de familiares e amigos dos agraciados.

A comenda foi instituída em 2004 para homenagear o médico, professor e fundador do IMIP, Fernando Figueira. Ele se tornou um ícone por todas as contribuições na área médica e dedicação à saúde pública e assistencial. Com a referência do professor Fernando Figueira os médicos Roberto Tenório (cardiologista), Armando Baptista e Cláudio Lacerda (cirurgiões) foram agraciados em 2017 com a medalha.

Durante a cerimônia, o presidente do Cremepe, André Dubeux, lembrou que a entrega dessas medalhas mostra a dedicação dos escolhidos em prol da medicina. O presidente destacou a importância de Roberto Tenório no movimento médico, o valor de Cláudio Lacerda que “mesmo cisudo, tem um coração gigante com lealdade e compromisso com seus pacientes” e, por fim, já emocionado destacou o valor dos ensinamentos de Armando Baptista. “Ele (Armando) é uma das pessoas mais fantásticas que já conheci e se dúvidas quem contribuiu na minha formação e ética, o sr. é meu ídolo”, finalizou.

Após a composição da mesa, o conselheiro Antônio Lopes foi convidado a discursar sobre os agraciados. E em nome dos homenageados, Roberto Tenório, destacou dois sentimentos que “animam os agraciados com ética e responsabilidade social”, ele destacou a gratidão e humildade, para ele, estes são os sentimentos que todos os agraciados sentem.

Armando Baptista

Nasceu em Alagoas e tinha tudo para seguir a carreira na vida religiosa, chegou a estudar filosofia e teologia, mas em 1956 “se apaixonou pela medicina”, onde se tornou cirurgião e assumiu diversos cargos de gestão. Em Serra Talhada, passou 19 anos como diretor do Hospital Professor Agamenon Magalhães, já em 1982 foi nomeado diretor do Hospital da Restauração e depois assumiu a gestão do Hospital Agamenon Magalhães. Certo da missão na medicina, mesmo após se aposentar, continuou atuando no Posto de Saúde da Família. 

Roberto Tenório

Nasceu em Arcoverde, estudou na Faculdade de Ciência Médicas de Pernambuco, atual Universidade de Pernambuco, onde colou grau em 1977. Desde que se formou tem participado por diversas lutas da categoria, foi um dos fundadores do Sindsaúde e da Copercardio. Também atua nas entidades médica, entrou no Cremepe em 1998 onde ocupou o cargo de presidente e também foi conselheiro federal.

 Cláudio Lacerda

Médico, professor e referência na cirurgia de fígado no Brasil. O médico, pai de cinco filhos, se formou em medicina em 1976 na UFPE, fez especialização na Universidade de Londres e hoje coordena o 2º maior serviço de transplante de fígado do país. Foi ele que em 1993 fez o 1º transplante de fígado em Recife.