Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Jaboatão dos Guararapes anuncia reforço na saúde

Programa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abre 25 mil vagas para estágios em diversas áreas da saúde e 100 vagas para médicas residentes. O Jaboatão Invest – saúde firmou parceria com dez instituições de ensino superior de Pernambuco, públicas e privadas.

O acordo possibilita um investimento de R$ 13,2 milhões para a manutenção das unidades de saúde do município. As vagas de estágio estarão disponíveis para os cursos de medicina, odontologia, enfermagem, serviço social, biomedicina, educação física, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, saúde coletiva, terapia ocupacional, técnica em enfermagem e radioterapia.

Os alunos das instituições poderão aproveitar as 137 unidades de saúde da rede municipal e as 19 conveniadas para pôr em prática o que aprendem em sala de aula. Durante a solenidade de lançamento, nesta terça-feira (12), o prefeito Anderson Ferreira assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). O documento tem durabilidade de cinco anos.

Em 2017, a rede de saúde de Jaboatão recebeu cerca de mil estagiários, com a Coapes, esse número crescerá para cinco mil anualmente. A cooperação prevê também o aumento de médicos residentes. O quadro atual compreende dez médicos-residentes atuando no município. No decorrer do contrato, esse número aumentará para 110.

O prefeito Anderson Ferreira explica que o valor de investimento será direcionado para a compra de equipamentos e reforma de postos médicos. “Com certeza isso vai ser muito importante para a saúde do município. No fim do ano, nós conseguimos esse grande presente para a população de Jaboatão”, avalia.

O secretário de Saúde, Alberto Lima, acredita que muitas pessoas serão beneficiadas com o Jaboatão Invest – saúde. “Estamos apostando na educação permanente com esses parceiros para mudar a realidade e o atendimento da saúde do município”, afirma Lima.

O superintendente Acadêmico do grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, considera de importância fundamental para o grupo participar do trabalho. “Pela formação complementar no campo do estágio, participamos do edital do Mais Médicos com o objetivo de ter a primeira faculdade de medicina de Jaboatão. Estamos em fase de implantação para começarmos as atividades em 2018”, adianta.