Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Estudantes de Medicina publicam relato inédito em periódico internacional de alto impacto

Alunos de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicaram o primeiro artigo científico na literatura médica sobre agenesia da veia cava superior com mutação do fator V de Leiden. O resultado da experiência das aulas práticas no ambulatório do Hospital das Clínicas (HC) foi publicado recentemente em forma de artigo na revista Medicine, periódico científico de alto impacto.

O artigo recebeu o título “The first reported case of factor V Leiden mutation with agenesis of superior vena cava: a case report”.Os estudantes foram orientados pelas professoras Maria da Conceição de Barros Correia, Manuela Freire Hazin Costa, Glaydes Maria Torres de Lima, Ana Lucia Coutinho Domingues e Adriana Ferraz de Vasconcelos, do Departamento de Medicina Clínica da UFPE.

Para as professoras, os benefícios do incentivo à produção científica de graduandos cria a oportunidade de preparar os alunos, que podem vir a ingressar na pós-graduação da universidade e futuramente dar contribuições valiosas à instituição ou até mesmo às pesquisas realizadas por seus orientadores. “É um investimento fundamental à garantia da renovação salutar do ciclo acadêmico”, afirmaram.