Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Presidente do Cremepe participa da inauguração da emergência do HGV

O presidente do Cremepe, André Dubeux, participou na manhã desta segunda-feira da inauguração da emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no Cordeiro. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, abriu a solenidade de inauguração da primeira etapa das obras de readequação da emergência da unidade de saúde, que totaliza uma área reformada de 1.443 m². O setor passa a contar com 72 leitos, uma ampliação de 44% em relação aos 50 leitos existentes atualmente. Ao todo, o Governo de Pernambuco investiu R$ 16,6 milhões nas obras e compra de equipamentos.

A nova emergência conta com salas sinalizadas de acordo com a gravidade do paciente, o que facilita a classificação de risco dos doentes (com prioridade para os casos mais graves), sala de gesso e de sutura, consultórios nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e cirurgia vascular, espaço para o serviço social, farmácia, sala de inalação/medicação e leitos de hemodiálise para pacientes em atendimento.

Ainda nesta segunda-feira, os pacientes começam a ser transferidos para a nova emergência. Com isso, o espaço que abriga atualmente o setor também passará por reformas. Com essa nova fase, que tem início ainda nesta semana com prazo de conclusão até o final deste ano, a emergência do Hospital Getúlio Vargas vai ser ampliada para um total de 100 leitos, dobrando a capacidade atual. Ao todo, a área reformada será de 2.243 m².

“Essa obra, um marco para assistência de alta complexidade, amplia a capacidade do Hospital Getúlio Vargas, que cumpre uma missão importantíssima na rede estadual de Saúde, recebendo e salvando várias vidas pernambucanas todos os dias. Além da ampliação, também estamos modernizando a estrutura, com melhor dimensionamento dos espaços e maior humanização, o que vai gerar maior conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, além de contribuir para uma nova dinâmica no funcionamento do serviço”, destaca o secretário Iran Costa.

Durante todo o ano de 2017, o HGV realizou mais de 20 mil atendimentos de urgência, 12 mil cirurgias (urgência e eletiva) e produtividade ambulatorial de 236 mil. Até julho deste ano, foram 17,9 mil atendimentos de urgência, 6,8 mil cirurgias (urgência e eletiva) e produtividade ambulatorial de 120 mil. Em relação às cirurgias, para se ter ideia, no mês de agosto foi registrado um aumento de 4,6% nos procedimentos de urgência (540 em agosto, contra 516 em julho). Já os procedimentos eletivos registraram um acréscimo de 21,6% (720 em agosto e 592 no mês anterior).