Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Comissão avalia resultado das eleições

A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) reuniu-se nesta quarta-feira (10/10) para fazer uma avaliação do processo eleitoral recente e avaliar projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que dizem respeito à medicina.

A reunião contou com a participação do conselheiro federal por Alagoas e 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, que fez um balanço dos quatro meses em que ficou afastado do CFM para concorrer a uma vaga de deputado federal.

Fortes, que ficou na suplência, relatou as dificuldades enfrentadas durante a campanha e defendeu a necessidade de os médicos participarem mais da política, “na defesa da medicina, sem ideologias”. Disse que saiu da campanha revitalizado com as manifestações de carinho recebidas pelo trabalho realizado nos últimos trinta anos.

Os participantes da CAP também começaram a fazer uma avaliação das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados e do Senado Federal, como o objetivo de mapear o posicionamento dos parlamentares em relação às pautas defendidas pela classe médica.

Outro assunto debatido na reunião foi o Projeto de Lei 10.326/2018, do deputado Antônio Jácome (PODE/RN), que trata da perícia médica em crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A reunião da CAP contou com a participação dos seguintes integrantes: Alceu José Peixoto Pimentel (CFM), Antônio Carlos Carbonaro Salles (CAP/CFM), Dalvélio de Paiva Madruga (CFM), Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti (CAP/CFM), Etelvino de Souza Trindade (AMB), Waldir Araújo Cardoso (CAP/CFM), Victoria Gabriele Broni Guimarães (IFMSA Brazil), Pedro Luis Furlam (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina), Ognev Meireles Cosac (AMB), Neuman Figueiredo de Macedo (CAP/CFM), Nemésio Tomasella de Oliveira (CFM), Napoleão Puente de Salles (consultor parlamentar/CFM), Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (CFM) e Jorge Darze (Fenam).