Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Vigília lembra os 70 anos dos Direitos Humanos

A caminhada será curta. Sairá da Capela para o Palácio dos Manguinhos, nas Graças. Algo em torno de 50 metros. Ao fim, integrantes dos 21 grupos, pastorais e movimentos sociais envolvidos no cortejo, participam da Vigília da Esperança. Em sua terceira versão, a vigília, prevista para começar às 18h de hoje, vai lembrar os 70 anos que a  ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E também cobrará que o país defenda e cumpra tais direitos. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura do Recife também realizam eventos nesta segunda-feira sobre a data.

No Palácio dos Manguinhos, a vigília acontecerá nos jardins. A programação prevê a leitura de 10 dos 30 artigos da Declaração Universal, associando a cada um deles a leitura de frases do papa Francisco, de dom Oscar Romero, bispo salvadorenho canonizado em outubro deste ano, e de dom Helder Camara. Quando arcebispo local, dom Helder, na segunda metade da década de 1960, realizou uma série de encontros no Palácio dos Manguinhos. Os encontros ficaram conhecidos como “as noitadas”, em que se discutia de economia à literatura, de documentos oficiais da igreja à justiça social.

A vigília, organizada pela Comissão de Justiça e Paz e pelo Fórum de Articulação dos Leigos e Leigas, será aberta pelo arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, e encerrada pelo bispo auxiliar, Limacêdo Antônio. Também haverá apresentações culturais.

Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal, o MPPE montou programação, que começa hoje e se estende até sexta-feira, para o Recife,  Escada, Caruaru e Petrolina. O primeiro evento será nesta segunda-feira no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista, com a exibição da peça teatral Educação contra a corrupção e a sonegação fiscal. Ainda no centro cultural, amanhã, a campanha Adote um desejo de Natal receberá materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas para instituições filantrópicas. A semana de eventos do MPPE prevê palestras focadas no tema inovação.